Por entre Vales e Quebradas do Norte da Argentina

Num périplo pelo norte da Argentina, percorrem-se vales, quebradas e estradas sinuosas, ao encontro de aldeias pitorescas perdidas nas montanhas, cidades coloniais e paisagens singulares moldadas ao longo de milhões de anos.

Esta viagem começa na capital Buenos Aires, uma das mais fascinantes metrópoles da América do Sul. Terá cerca de uma dia e meio para explorar a cidade, onde se salienta a visita ao Microcentro com passagem pela Avenida de Maio, pela Casa Rosada, pelo Obelisco, e pela Catedral. Os bairros típicos de La Boca, Recoleta, San Telmo, Palermo, Belgrano, e ainda Puerto Madero, uma área recentemente renovada, são outros dos destaques de Buenos Aires.

No dia seguinte, viaja-se de avião para a cidade de Salta, situada no noroeste da Argentina, a cerca de mil metros de altitude, no vale de Lerma e a oriente da cordilheira andina.

Salta é reconhecida pela arquitectura colonial, destacando-se os Conventos de São Francisco e de São Bernardo, a Catedral, o Cabildo, bem como os edifícios em redor da praça principal datados dos séculos XVI e XVII.

Partindo de Salta, percorrem-se os vales de Calchaquíes, rodeados por montes verdejantes e caminhos sinuosos. Aqui, podem encontrar-se povoações pitorescas como Chicoana, onde se visita uma plantação de tabaco, Cuesta del Obispo, situada a 3700 metros de altitude, e ainda o Parque Nacional Los Cardones, onde se podem observar cactos gigantes, numa região semi-árida. Chega-se por fim a San José, situada no sopé da montanha de Cachi, onde se podem visitar o museu arqueológico e uma igreja setecentista.

Por entre vales e quebradas da argentina

Paisagens da Argentina

Tal como no dia anterior, a viagem continua por estradas de montanha, passando-se por aldeias típicas, onde poderá entrar em contacto com as populações locais e ficar a conhecer os modos de vida e os costumes tradicionais.

O dia termina na cidade de Cafayate, conhecida pelos vinhos de qualidade e pelo centro histórico de traços coloniais, local de visita obrigatório.

No regresso a Salta, percorre-se a estrada da Quebrada de Cafayate, onde poderá observar formações rochosas com características únicas, que foram moldadas ao longo de milhões de anos pela acção erosiva da chuva e do vento.

De Salta, segue-se para San António de Los Cobres, num itinerário que passa por paisagens impressionantes, como é o caso da Quebrada del Toro. Ao longo da mítica “ruta 40”, passa-se ainda por Salinas Grandes, até se chegar a Cuesta de Lipan, por um caminho serpenteante por entre montanhas e vales encaixados.

No dia seguinte, ruma-se à famosa Quebrada de Humahuaca, com visita às povoações de Huacalera, Humahuaca e Uquía, onde poderá apreciar as casas típicas construídas em adobe. A caminho de Salta, descobre-se ainda a cidade de San Salvador de Jujuy, onde poderá admirar a Catedral e a Igreja de São Francisco, e apreciar os edifícios da Plaza Mayor. De Salta viaja-se para Buenos Aires, último destino desta viagem.

Este programa é disponibilizado pelo operador turístico Quadrante, que apresenta preços a partir de 2055 euros para alojamento em unidade hoteleiras de categoria turística e para partidas entre 1 de Setembro e 30 de Abril.

O valor da viagem inclui alojamento, passagem aérea de ida e volta, transferes e transportes durante o circuito, taxas e seguro de viagens.

Partilhar.