O Hotel Turismo do Minho, situado em Vila Nova de Cerveira, concebeu um programa de férias especialmente dedicado ao enoturismo, onde as tradições, a cultura e a história são os principais atributos de uma viagem pelos aromas do vinho.
O programa proposto prevê uma noite de estadia, com pequeno-almoço, no Hotel Turismo do Minho e uma visita à Quinta Edmun do Val, situada em Valença, para degustação de vinho Alvarinho, já premiado em diversos concursos internacionais.
Os preços dos pacotes de férias variam entre 67 euros (época baixa) e 91 euros (época alta).
Na região do Minho, produz-se cerca de 70 milhões de litros de vinho verde numa área de produção aproximada de 20 mil hectares.

Programa de Enoturismo no Minho
O vinho verde caracterizado por ser um vinho leve, gaseificado, fresco e de baixo teor alcoólico encaixa cada vez mais nas tendências de consumo, tendo vindo a conquistar, ao longo dos últimos anos, uma importante fatia de mercado nacional com cerca de 20 por cento de quota de mercado.
Actualmente, o vinho verde encontra-se no topo das preferências dos consumidores portugueses.
No âmbito do Programa Operacional do Quadro Comunitário de Apoio III, o enoturismo tem sido uma das apostas para valorizar os vinhos da região.
A Rota do Vinho Verde traduz esta nova vertente que pretende ser uma alavanca no desenvolvimento turístico da região, no domínio da actividade vitivinícola e da produção de vinhos de qualidade.