Quando Comprar Voos Baratos

Cada vez mais, para obter as melhores tarifas nas passagens aéreas, é necessário planear as férias cedo.

De acordo com os dados de sites agregadores como o Momondo, conseguem-se os melhores preços quando as reservas de voos são feitas com bastante antecedência.

Por exemplo, o Momondo diz-nos que se a reserva de um voo de Lisboa para uma cidade europeia for feita com 73 dias de antecedência, a poupança poderá chegar a 56%. Contudo, em geral, a poupança é de cerca de 20% quando as reservas são feitas com 60 dias de antecedência.

Para chegar a estes números, os sites agregadores analisam os dados históricos, e em particular as tendências de viagem nas datas festivas como o Natal, a passagem de ano, a Páscoa, e nas férias de Verão.

Para além de reservar com antecedência, pode tentar aproveitar as promoções de última hora. Mas há sempre o risco de não aparecer o destino pretendido. O mais seguro é seguir algumas dicas que podem ajudar a poupar dinheiro na compra da sua próxima viagem de avião.

Voar no Dia Certo

Se é fundamental reservar os voos com antecedência, não menos importante é saber escolher quando voar. De acordo com os dados de sites agregadores como Google Flights, Momondo e Skyscanner, voar no próprio dia festivo assegura a melhor tarifa.

Por exemplo, os voos nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro têm tipicamente as tarifas mais baratas. Mas pode não ser necessário escolher estas datas exactas. O importante para conseguir os melhores preços é ser flexível e escolher voar em datas menos populares.

Criar Alertas

Como os preços flutuam diariamente, e por vezes de hora a hora, a melhor forma de conseguir uma boa tarifa é criar alertas nos sites agregadores para receber automaticamente uma notificação assim que o preço do bilhete baixar ou alterar.

Comprar Sem Hesitar

Se a tarifa baixou, não há que hesitar – reserve e pague quanto antes. Com as constantes flutuações nos preços das passagens aéreas, a tarifa barata para o destino pretendido pode desaparecer no espaço de uma hora.

Reservar a Tarifa Discount ou Basic

Algumas companhias aéreas chamam-lhe a “basic economy”, que tipicamente é a tarifa mais económica, sem extras. Não inclui reserva de lugar nem bagagem de porão. Na maioria dos casos, as refeições também não estão incluídas. Por isso, viaje com menos peso, leve um lanche e uma garrafa de água, e relaxe, sabendo que poupou uma pipa de massa.