Clima de Andorra – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

Andorra tem um clima de montanha com influências mediterrâneas e que varia de acordo com a altitude e a orientação das encostas.

Nos vales, o clima é temperado, enquanto que nas regiões de maior altitude (2100 a 2400 metros) o clima é do tipo alpino e de tundra.

Os meses de Inverno são frios, e por vezes rigrosos, com queda de neve. Os meses de verão caracterizam-se por serem amenos, embora haja alguns períodos de calor mais intenso com os termómetros a ultrapassarem os 28ºC.

As temperaturas máximas médias oscliam entre 10ºC em janeiro e 26ºC em agosto. No que se refere às temperaturas mínimas os valores variam entre 1ºC, em janeiro, e 14ºC em julho e agosto.

A chuva está presente o ano inteiro, sendo que os meses mais chuvosos são maio, agosto e setembro, e os meses mais secos são janeiro e fevereiro. A precipitação também varia de acordo com a altitude, sendo que nas áreas de menor altitude (Andorra La Vella) chove menos do que nas áreas de altitude mais elevada (La Tosa del Braibal).

Dados de chuva e temperaturas em Andorra

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Andorra La Vella

Quando Ir

Andora pode ser visitada em qualquer época do ano. Para quem pretende praticar desportos de Inverno deve fazer a visita entre dezembro e abril, considerado como a temporada de esqui. Nesta época do ano, o território está coberto de branco, com neve abundante, dias solarengos com céu limpo e temperaturas baixas.

Para quem pretende passear ao ar livre e fazer caminhadas deve fazer a visita entre abril e setembro quando as temperaturas são mais amenas. Nos meses de Verão é habitual ocorrerem trovoadas com precipitação intensa e normalmente concentrada.

Se viajar neste período do ano é aconselhável levar na bagagem um casaco impermeável e guarda-chuva para a eventualidade de chover. Para saber o estado do tempo em Andorra, antes de viajar, consulte o site Weather.com.

Partilhar.