Clima de Xangai – Quando Ir, A Melhor Época para Visitar

A cidade chinesa de Xangai tem um clima tropical húmido.

Nos meses de Verão, as temperaturas do ar e a humidade relativa são elevadas. Os termómetros chegam a ultrapassar os 30ºC e as temperaturas médias mínimas variam entre 20ºC e 25ºC, sendo que a variação da temperatura entre o dia e a noite é pequena.

É também nesta época do ano, principalmente nos meses de julho e agosto, que a cidade é atingida por chuvas intensas com trovoadas frequentes, principalmente durante a tarde. Existe também a probabilidade de ocorrência de tufões durante o Verão, embora nos últimos anos este fenómeno meteorológico não tenha ocorrido.

Os meses de Inverno (dezembro a março) são marcados pelas temperaturas baixas devido à influência das massas de ar de nordeste provenientes da Sibéria.

Os valores mínimos chegam aos 0ºC em janeiro, o mês mais frio, sendo que as temperaturas máximas médias variam entre 7ºC em janeiro e 12ºC em março.

Na Primavera, as temperaturas começam a subir, sendo que em alguns períodos pode haver a ocorrência de chuvas fortes. Já os meses de Outono são caracterizados por serem de céu pouco nublado ou limpo e com temperaturas médias de 25ºC.

Dados de temperatura e precipitação de Xangai

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Xangai.

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Xangai é entre meados de setembro e finais de outubro, ou seja, no início do Outono.

Nesta época do ano existe uma menor probabilidade de ocorrência de precipitação e as temperaturas são amenas com fracas amplitudes térmicas diurnas.

Os meses de Primavera também são interessantes para fazer uma visita a Xangai. No entanto, o estado do tempo é variável e tanto pode estar céu limpo como haver a ocorrência de episódios de chuva e ventos fortes.