O Que Ver e Fazer na Grécia – 8 Locais a Visitar

Numa visita à Grécia, descubra o vasto legado arqueológico e o património histórico e cultural desta região da Europa, que foi o berço da civilização ocidental.

A herança da era clássica traduz-se nos inúmeros monumentos de diferentes épocas da História, incluindo vestígios dos períodos romano, bizantino e otomano, que foram marcando o território ao longo de três mil anos.

As ilhas gregas são também atractivos desta região da Europa. A Grécia conta com mais de 2 mil ilhas, desde ilhéus desabitados a ilhas mais movimentadas, que todos os anos atraem turistas provenientes de todo o mundo.

As ilhas gregas oferecem praias, história, trilhos para caminhadas, desportos aquáticos, boa comida e bebida, e há opções para todos os gostos. No meio de tanta variedade, o difícil é escolher.

Para planear a sua viagem à Grécia, sugerimos 8 locais que vale a pena visitar.

Santorini

Férias nas ilhas gregas

Santorini

A ilha de Santorini, pertencente ao grupo de ilhas Cícliades, é um dos principais destinos turísticos do país. Com aproximadamente 73 km2, a ilha é conhecida pelas paisagens arrebatadoras e pelos lindíssimos pôr-do-sol com vista para o Mar Egeu.

Numa visita à ilha, não deixe ainda de explorar a cidade de Thera, capital de Santorini, que se destaca pelas casas brancas e azuis, pelas ruelas labirínticas, pelos cafés típicos e pelos restaurantes pitorescos, onde pode saborear a autêntica cozinha grega.

Mykonos

Mykonos

Mykonos

A ilha de Mykonos é outro dos grandes pólos turísticos da Grécia. Entre os locais a visitar nesta ilha, salientamos a cidade de Chora, capital da ilha, com uma grande oferta de restaurantes, bares, lojas e hotéis; a vila de Ano Mera, um local mais tranquilo, que também dispõe de uma grande oferta turística e possui algumas das melhores praias da ilha (Paradise, Elia, Giales e Paranga); e Little Venice, que corresponde a um conjunto de casas datadas do século XVI situadas literalmente sobre o mar.

Creta

Creta

Ilha de Creta

Creta é uma ilha com uma beleza natural única, que combina as praias paradisíacas de mar azul com a paisagem mais selvagem das montanhas. Para além da praia, Creta é também conhecida pela sua história e ruínas. O Palácio de Cnossos, a maior atracção da ilha, foi erguido em 2000 a.C., mas destruído por um terramoto. As ruínas existentes datam de reconstruções após 1700 a.C., e oferecem ao visitante uma boa ideia da vida em Creta na época minóica.

Meteora

Grécia - Mosteiro de Roussanou

Grécia – Mosteiro de Roussanou

Metéora (que em grego significa “suspenso no ar”) representa um dos maiores complexos religiosos da Grécia, apenas suplantado pelo complexo do Monte Athos. Ambos são património mundial da UNESCO.

Os primeiros monges eremitas que aqui se instalaram buscavam refúgio espiritual nas grutas dos penhascos. As condições de vida eram difíceis, e não havendo estradas, o acesso ao topo fazia-se habitualmente por corda suspensas.

Entre os séculos XIV e XVI, nasceram 24 mosteiros, fruto de necessidades comuns das comunidades de monges aqui instaladas, unidas por uma forte fé religiosa. Mais tarde, durante a ocupação otomana, a inacessibilidade do local foi considerada ideal para refúgio dos monges vítimas de perseguição.

Acrópole

Visita aos sitios arqueológicos de Atenas

Acropole de Atenas

A Acrópole é considerada o símbolo de Atenas e da civilização ocidental. A visita a este complexo arquitectónico custa 20€ e inclui também as entradas no Templo de Zeus Olímpico, no Arco de Adriano, na Ágora Romana e na Biblioteca de Adriano. Os menores de 18 anos e os estudantes da União Europeia têm entrada gratuita.

Museu da Acrópole

Acropole

Museu da Acropole

O Museu da Acrópole é um dos museus mais importantes da capital grega. A colecção compreende achados arqueológicos da própria Acrópole, e peças dos templos de Partenon e de Erecteion, incluindo suas célebres cariátides, e objectos do período arcaico e dos séculos V a.C ao século V d.C. O restaurante / café do museu é outro dos locais que merece uma visita pelas vistas panorâmicas sobre a cidade.

Em destaque
O Que Ver em Atenas

Praia de Myrtos

Circuito e cruzeiro nas ilhas gregas

Praaia de Myrtos

A praia de Myrtos, localizada no noroeste da ilha de Kefalonia, é um dos bilhetes-postais mais conhecidos da Grécia. As águas de cor azul-turquesa em contraste com as pedras brancas da praia são uma imagem inconfundível deste local. A praia de Myrtos foi eleita por 12 vezes a mais bela praia da Grécia.

Lindos na Ilha de Rhodes

A aldeia medieval de Lindos, situada na costa leste da ilha de Rhodes, possui um vasto património cultural e histórico, com destaque para a acrópole, o Templo Dórico de Atena Lindia e o Castelo dos Hospitalários e ainda as praias de areia fina.