Visita a Riga – Capital Europeia da Cultura 2014

Este ano todos os caminhos vão dar à capital da Letónia. Riga é a Capital Europeia da Cultura em 2014 com mais de 200 eventos e projetos culturais na agenda.

A cidade, com os seus 800 anos de história, é uma das urbes mais fascinantes do Báltico que pouco a pouco tem vindo a ganhar o seu espaço no contexto cultural europeu.

Entre os diversos eventos da Capital Europeia da Cultura destacam-se as celebrações do Solstício de Verão, que vai decorrer durante o mês de junho, a competição coral “World Choir Games” com mais de 20 mil participantes de quase 90 países, e ainda diversos concertos que vão trazer grandes nomes da música mundial à capital letã, nomeadamente o regente Mariss Jansons, o violinista Gidon Kremer, e a meio soprano Eline Garanca.

Riga - Capital Europeia da Cultura

Riga – Capital Europeia da Cultura

Por seu turno, o Museu Nacional de Arte da Letónia vai inaugurar a exposição “1914” que evoca o centenário da I Guerra Mundial com trabalhos de artistas originários de 11 países europeus que nasceram após a Primeira Guerra Mundial com obras provenientes da Hungria, Polónia, Finlândia, República Checa, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia, Estónia, Letónia, Lituânia e Sérvia.

Ao longo do ano serão apresentadas diversas exposições, peças de teatro, filmes, entre muitos outros eventos que vão marcar o dia-a-dia de Riga.

Para saber mais sobre o programa cultural visite o site Riga 2014. Consulte ainda o guia de viagem para Riga para planear a sua viagem para a capital da Letónia.

Umea: A Outra Capital Europeia da Cultura

Para além de Riga, também Umea foi designada como Capital Europeia da Cultura em 2014. Esta cidade sueca, localizada no nordeste da Suécia a cerca de 600 quilómetros de Estocolmo, também vai oferecer um vasto conjunto de atividades culturais principalmente nos meses de Verão. A ópera Elektra de Richard Strauss, encenada pelo grupo catalão La Fura dels Baus, será um dos pontos altos da programação de Umea 2014 que pode ser consultada aqui.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem como principal objetivo a promoção cultural e artística de uma cidade da Europa durante um ano. Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012) foram as cidades escolhidas em Portugal para serem as Capitais Europeias da Cultura. Em 2019 será a vez de Évora figurar nesta lista.