Rio de Janeiro e Búzios – O Melhor dos Dois Destinos

Uma semana de férias entre o Rio de Janeiro e Búzios é uma das propostas de férias para este verão. Conheça os detalhes do pacote e saiba como aproveitar o melhor dos dois destinos.

O pacote combinado Rio de Janeiro e Búzios inclui a passagem aérea em voos da Tap e o alojamento composto por 2 noites na cidade carioca e 5 noites em Búzios, em hotéis de 4 e 5 estrelas.

Os dias inteiramente livres são uma oportunidade para ficar a conhecer os encantos do Rio de Janeiro e de Búzios. A viagem é organizada pelo operador turístico Soltrópico.

O que ver e onde comer no Rio de Janeiro

Os Bondes de Santa Teresa

Os Bondes de Santa Teresa

O que ver: Numa cidade que abraça o mar, as praias desempenham um papel central na vida dos cariocas, em especial as famosas Copacabana e Ipanema. Mas a cidade tem muito mais para oferecer.

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas sobre o Rio. O passeio custa menos de 10 euros.

O Cristo Redentor no topo do morro do Corcovado, no bairro de Santa Teresa, é talvez o ícone mais famoso do Rio, e que não pode perder.

Santa Teresa, Centro e Lapa são alguns dos bairros turísticos do Rio de Janeiro que vale a pena visitar durante umas férias na cidade carioca.

Onde comer: Nos últimos anos, abriram vários quiosques na praia de Copacabana onde é possível comer sem sair da praia. O Recanto do Sol no extremo nordeste da praia (em frente à Praça Almirante Júlio de Noronha) serve pratos de sardinha e peixe fresco, que pode acompanhar com caipirinha. Aberto diariamente ao almoço e jantar. Pratos por cerca de 7 euros.

O Sobrenatural é um dos melhores restaurantes de moqueca no Rio de Janeiro. As doses generosas servem duas pessoas. Rua Almirante Alexandrino 432, bairro de Santa Teresa. Pratos para dois a partir de 20 euros.

A cozinha da Baía é a especialidade do Candlelit Yorubá. Não perca o bobó de camarão (camarão com leite de coco). Rua Arnaldo Quintela 94, bairro de Botafogo. Aberto ao jantar de quarta a sexta, e ao almoço sábado e domingo. Pratos para dois a partir de 20 euros.

A Casa da Feijoada é já uma instituição no Rio de Janeiro, e dispensa qualquer outro comentário. Rua Prudente de Morais 10B, Ipanema. Aberto ao almoço e jantar. Rodízio de feijoada por cerca de 20 euros.

O Zuka é famoso no Rio pelas suas especialidades na grelha e pratos inovadores, como a entrada de ceviche de peixe branco, com molho de cítricos e biquinho. Rua Dias Ferreira 233B, bairro de Leblon. Aberto todos os dias ao jantar e de terça a domingo ao almoço. Preços entre 20 e 35 euros.

Transportes: Os táxis azuis e amarelos são uma forma relativamente barata de circular no Rio de Janeiro. Antes de entrar, confirme se têm taxímetro. Em média, uma viagem não deverá custar mais do que 10 euros. Mais caros mas também mais fiáveis são os rádio-táxis de empresas como o Coopertramo (00 55 21 2209 9292). O metrô é a opção mais barata para circular na cidade carioca, e também funciona bem (o bilhete de uma viagem custa menos de 1 euro).

O que ver e o que comer em Búzios

Esta pequena cidade, localizada a cerca de 2 horas do Rio de Janeiro, é uma das mais importantes estâncias balneares do Brasil, também conhecida como a Saint-Tropez brasileira.

O que ver: As 23 praias de Búzios são as principais atrações, quer seja para banhos, passeios ou desportos aquáticos. Destacamos algumas das principais e mais belas praias.

As águas calmas da praia João Fernandes são ideais não só para famílias, que passam férias com crianças pequenas, mas também para andar de caiaque e para os praticantes de mergulho, que têm a possibilidade de observar a vida marinha nas rochas em torno da praia. O canto direito da praia é normalmente o espaço mais tranquilo e menos concorrido.

A praia da Ferradura é outra alternativa para as famílias e para os amantes de desportos aquáticos. Para além de águas calmas, a praia dispõe no canto esquerdo de bares que servem vários pratos de peixe, incluindo moqueca. Se percorrer a praia em direção ao canto oposto, terá acesso a uma pequena praia, um pouco mais calma.

A praia de Geribá tem ondas que atraem surfistas, body boarders e windsurfistas. O Fishbone Café é o local de encontro ao final da tarde para beber uma caipirinha. Ao longo do dia, o bar serve petiscos, peixe grelhado, moqueca, entre outros pratos.

Chega-se à praia da Azeda a pé por um caminho a partir da praia dos Ossos ou por aquatáxi. No canto direito da praia, um caminho perto das pedras conduz à praia da Azedinha. Estas duas praias, localizadas numa pequena baía de encostas rochosas, cercada de vegetação, são consideradas duas das mais belas praias do Brasil. Quando foram integradas numa área de proteção ambiental, os bares de praia foram removidos, existindo hoje apenas barcos improvisados que servem bebidas e alugam chapéus de sol. Durante o verão e nos feriados, a praia é muito concorrida. Chegue cedo se quiser arranjar um espaço disponível.

Onde comer: Localizado na praia Brava, o Rocka serve pratos de peixe que revelam uma cozinha criativa e com alguma sofisticação. Pratos a partir de 17 euros.

O Recanto do Sol, frente à praia João Fernandes, é outro bar que serve sobretudo peixe e marisco

Quem preferir carne, pode experimentar a Estância Don Juan, um restaurante especializado em cozinha argentina. As noites de terça são noites de tango, com músicos a tocarem no mezanino, enquanto um casal dança o tango no salão. Rua das Pedras.

Transportes: A pequena cidade de Búzios tem pouco mais de 8 km de extensão e está bem sinalizada, com indicações para as praias e principais ruas da localidade. Existem várias alternativas de transporte. Os mini autocarros percorrem a estrada José Bento Ribeiro Dantasa que atravessa Búzios. Existem táxis no centro que o levam a qualquer uma das praias (por exemplo, uma corrida da Rua das Pedras à praia de João Fernandes ou à praia de Geribá dura menos de 10 minutos e custa cerca de 7 euros). O autocarro city tour permite conhecer de uma só vez vários pontos turísticos e praias.

Contudo, e apesar de a cidade ser pequena, as praias estão distantes umas das outras e da estrada principal, pelo que o aluguer de carro é seguramente a opção mais cómoda e flexível.

Partilhar.