Top 10 Rio de Janeiro: O Que Ver e Fazer

O Rio de Janeiro é a mais famosa das grandes cidades brasileiras, não só por ser o berço do maior Carnaval do mundo, mas também pela sua paisagem, que inclui o Corcovado, o Pão de Açúcar e as praias de Ipanema e Copacabana.

A beleza da paisagem mistura-se com as bem conhecidas favelas da Rocinha e do Alemão. Neste cenário, vive um povo alegre e acolhedor.

A cidade é grande e está organizada por zonas: a Central onde se localiza a maioria dos museus e igrejas, a Sul onde se encontram diversos hotéis e atrações turísticas, a Oeste e a Norte onde podem ser visitados alguns locais históricos.

Descubra os melhores bairros, saiba o que caracteriza cada um deles e o que ver e fazer.

Os 10 Melhores Bairros do Rio de Janeiro

1. Barra da Tijuca

Situada na Zona Oeste, esta zona nobre é fruto da explosão demográfica dos anos de 1980, sendo predominantemente habitada pela classe média alta. Aqui, localiza-se a praia da Barra, considerada uma das melhores da cidade, e o Barrashopping, que é o maior centro comercial do Rio de Janeiro.

2. São Conrado

São Conrado é o bairro dos grandes contrastes, ou não fosse aqui que, por entre luxuosos apartamentos e hotéis, surge a Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro.

3. Centro

No bairro do Centro localizam-se os mais importantes museus, igrejas e edifícios históricos do Rio de Janeiro. É também aqui que se situa a área financeira da cidade, criando uma atmosfera única que combina o antigo e o novo.

4. Leblon

O Leblon é um bairro agradável, frequentado pela classe média/alta do Rio de Janeiro. A praia com o mesmo nome é considerada uma das melhores da cidade. Em torno das avenidas principais, existem ainda lojas e restaurantes.

5. Ipanema

No bairro imortalizado pela canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobin, vive-se um ambiente semelhante ao do Leblon mas mais animado.

6. Copacabana

Copacabana é o bairro da animação por excelência, com a maior concentração de hotéis e clubes nocturnos no Rio de Janeiro.

7. Leme

Na continuação de Copacabana, colado ao Pão de Açúcar, localiza-se o bairro residencial do Leme, com uma praia agradável e mais calma do que a praia de Copacabana.

8. Lagoa

A área em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas é uma melhores áreas do Rio de Janeiro para passeios a pé e de bicicleta, onde se pode assistir a um pôr-do-sol deslumbrante.

9. Urca

A caminho do Pão de Açúcar, Urca é um dos bairros mais calmos da cidade, onde se podem apreciar diversos edifícios antigos.

10. Jardim Botânico

O bairro em torno do jardim botânico possui uma área conhecida como Horto, com vários bares e restaurantes.

O que ver e fazer no Rio de Janeiro

Copacabana

10 Principais Actividades no Rio de Janeiro

1. Ir à praia

Não há como evitar uma ida à praia no Rio de Janeiro. As melhores praias são as do Leblon, da Barra e de Ipanema.

2. Passear pela orla da Zona Sul ou à volta da Lagoa

Vale a pena percorrer a pé ou de bicicleta o longo passeio junto às praias. Existem vários pontos de aluguer de bicicletas, entre Lagoa, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon. Outro bom local para passeios é a Lagoa Rodrigo de Freitas, que possui uma ciclovia, e vários quiosques de comida.

3. Passear na Floresta da Tijuca ou no Jardim Botânico

É a melhor forma de desfrutar da exuberante paisagem tropical do Rio de Janeiro.

4. Visitar as feiras

O Rio tem duas feiras permanentes. Todos os fins-de-semana, na Praça General Osório, tem lugar a Feira Hippie de Ipanema, com vários expositores de arte e artesanato. A Feira de São Cristóvão, de terça a quinta e ao fim-de-semana, oferece animação e várias bancas com artesanato, comida e bebida, com origem no nordeste do Brasil.

5. Fazer compras

O Rio de Janeiro possui uma diversidade de ruas e centros comerciais, localizados sobretudo em Ipanema e no Leblon. Os maiores centros comerciais são o Rio Sul e o BarraShopping.

6. Visitar o Museu de Arte Moderna (MAM)

Alguns dos melhores exemplares de pintura e escultura moderna podem ser apreciados no MAM do Rio de Janeiro.

7. Praticar desportos radicais

O Rio de Janeiro é o paraíso dos amantes dos desportos radicais. A oferta é vasta, desde o mergulho ao parapente passando pelo balonismo.

8. Tomar um bruch com vista para o mar

Aos domingos, o Caesar Park Hotel, em frente à praia de Ipanema, propõe um brunch completo, acompanhado de espumante e uma deslumbrante vista para o mar.

9. Visitar o Corcovado e o Pão de Açúcar.

São as duas visitas turísticas incontornáveis numa passagem pelo Rio.

10. Tomar um chopp num boteco

Passar o tempo num boteco a ver as pessoas passar faz parte da essência de qualquer carioca.

Planear Viagem ao Rio de Janeiro
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar