Itália possui uma ampla rede de caminhos-de-ferro que liga as várias cidades italianas.
O trajeto entre Roma e Nápoles é servido por várias categorias diferentes de comboios, permitindo escolher entre o rapidíssimo mas caro Alta Velocita’ (AV) e o mais barato Regionale, que pára em todas as estações e apeadeiros.
Com algum planeamento prévio, é possível escolher a melhor opção em função do tempo e rendimento disponíveis.
Os viajantes que optem por fazer uma visita de um dia a Nápoles podem escolher o Intercity, em alternativa à opção mais cara do comboio de alta velocidade.
Existem vários horários para o Intercity com partida de Roma de manhã e regresso ao final da tarde ou início da noite.

Centro de Nápoles
Por oposição, no alta velocidade – Frecciarossa (Seta Vermelha) ou Frecciargento (Seta Prateada) – a viagem dura cerca de 1h10, e o bilhete na tarifa normal tem um preço que varia entre os 53€ e os 122€, consoante a classe. Tanto o Alta Velocita’ como o Intercity têm ar condicionado e são comboios de não fumadores.
A metade do preço do Intercity, existe a opção do comboio Regionale cuja viagem entre Roma e Napóles dura cerca de 2h45. O Regionale não possui lugares reservados, o que neste trajeto poderá não ser um problema, já que Roma e Nápoles são as estações de origem e destino.
Os bilhetes podem ser adquiridos online no site da TreniRail. Existem descontos para os comboios de alta velocidade Frecciarossa e Frecciargento nas tarifas económica e super económica, que não permitem alterações ou devoluções. No caso do Intercity e do Regionale, não existe atualmente qualquer vantagem em adquirir o bilhete online.