Visitar Roma com o Roma Pass: Vale a Pena?

O Roma Pass é um passe turístico que oferece acesso gratuito e prioritário a museus e atracções na cidade de Roma, incluindo ainda descontos em exposições e eventos.

O uso ilimitado da rede de transportes públicos da Roma (ATAC) também está incluído durante a duração do passe.

Os passes estão disponíveis em duas modalidades: o Roma Pass 72 Horas para três dias de visita, e o Roma Pass 48 Horas.

Quanto custa o Roma Pass?

O Roma Pass 72 Horas tem um preço de 38,50€. O Roma Pass 48 Horas custa 28€.

Qual é a validade?

Os passes são válidos durante 72 ou 48 horas, dependendo da modalidade. O prazo começa a contar a partir da primeira utilização, ou seja, a partir da hora da primeira entrada num museu ou utilização de um transporte público. Por isso, convém ter atenção à hora de início de utilização para aproveitar ao máximo as vantagens do passe.

Quais são os museus incluídos?

No site do Roma Pass, é disponibilizada a lista de museus, assim como os vários descontos oferecidos pelo passe. O Roma Pass (3 dias) inclui entradas gratuitas nos dois primeiros museus ou sítios arqueológicos visitados, enquanto que o Roma Pass 48 Horas inclui apenas uma entrada gratuita. A partir da terceira visita (segunda visita no passe de 48 horas), as entradas são adquiridas nas bilheteiras a preço reduzido.

Devo comprar um Roma Pass para os meus filhos?

Em princípio, não. Até aos 18 anos, as entradas nos museus estatais são gratuitas ou a preço reduzido. As crianças que acompanham adultos com o Roma Pass também beneficiam de acesso prioritário nos museus e eventos. Nos transportes públicos, devem ser comprados bilhetes individuais para as crianças quando necessário. As crianças com menos de 10 anos viajam gratuitamente.

roma-pass

Devo compar o Roma Pass online?

Não há vantagem em comprar o passe no site, uma vez que não há desconto. Na cidade de Roma, o passe pode ser adquirido em vários pontos de venda.

Como é que funciona nas entradas combinadas, como o Coliseu?

As entradas combinadas permitem fazer um circuito onde se visita um conjunto de atracções gastando uma única entrada do passe. É o que acontece, por exemplo, com a entrada no Coliseu, que inclui também a área arqueológica do Fórum Romano/Monte Palatino.

A Appia Antica, os Museus da Villa Torlonia, o Museu Nacional de Roma e a Galeria Nacional de Arte Antigo são outros dos museus ou sítios arqueológicos com entradas combinadas.

As exposições que estiverem patentes nos museus no momento da entrada estão também incluídas nas entradas gratuitas dos passes.

Posso fazer reservas e utilizar o Roma Pass?

Sim. Para reservar a visita guiada às catacumbas de Roma, à Galleria Borghese ou ao Palácio Valentini, basta fazer a reserva online ou através de telefone, indicando que se vai utilizar uma entrada do passe.

O Roma Pass inclui entrada no Vaticano?

Não. O passe é válido apenas para a cidade de Roma, e o Vaticano é um Estado próprio.

Posso usar o Roma Pass para ir para o aeroporto?

Não. As linhas para o aeroporto não estão cobertas por este passe. Fique a saber como ir do aeroporto de Fiumicino para o centro de Roma.

Vale a pena comprar o Roma Pass?

Depende. O melhor é fazer as contas aos museus e sítios arqueológicos que pretende visitar, e que estão cobertos pelo passe. Se planear visitar no mínimo dois museus ou sítios arqueológicos incluídos e deslocar-se preferencialmente de transporte público, o Roma Pass poderá compensar.

Partilhar.