Viagem a Istambul: A Cidade entre Dois Continentes

Com uma localização geográfica privilegiada entre a Europa e a Ásia, Istambul é uma cidade única e vibrante, que ao longo de vários séculos conheceu diversas influências que ficaram marcadas na arquitectura e nos costumes locais.

Encruzilhada de influências e culturas milenares, a história da velha Bizâncio e de Constantinopla é uma amálgama de vivências que perduraram no tempo e que ainda hoje são visíveis nas ruas, nos monumentos e nos hábitos da população autóctone.

Visitar Istambul é entrar num mundo muito próprio, um gigantesco labirinto que fascina todos os sentidos, onde a tradição e a modernidade se complementam.

O Que Visitar em Istambul

Interior Basílica Santa Sofia - Istambul

Interior Basílica Santa Sofia

O bairro de Sultanahmet concentra os principais monumentos e lugares de interesse histórico de Istambul. Aqui é possível encontrar a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, a Basílica Cisterna, e a Basílica Santa Sofia. Para visitar estes locais é necessário despender um dia inteiro. Ainda nesta área, o Bazar das Especiarias e a Mesquita Nova são também lugares de visita obrigatória.

Na margem norte da península, o destaque vai para a visita ao bairro de Gálata, a avenida Istiklal, uma das principais artérias comerciais da cidade e à Praça Taksim.

Hotéis em Istambul

Panorâmica de Istambul

Na região leste da cidade, conhecida como a “parte asiática”, salientam-se as visitas aos bairros históricos de Kadikoy e Uskudar. A viagem pode ser feita de ferry a partir de Eminonu.

Os hamam (banhos turcos) são uma experiência única e que deve constar na lista de atividades a realizar numa viagem a Istambul. A melhor opção é o Buyuk Hamam, frequentado pela população local, com um preço de 35 liras.

Os cruzeiros no Estreito do Bósforo são uma excelente opção para conhecer a cidade em toda a sua dimensão. Existem diversas opções com preços semelhantes (25 liras). No terminal de Eminonu, junto à ponte Gálata, pode encontrar três empresas que fazem este tipo de viagem com a duração de duas horas.

Gastronomia Turca

Especiarias, um elemento fundamental da gastronomia turca

Os tradicionais kebabs, o hamsi (anchovas fritas com cebola e pão) e o Hungkar Begendi (pedações suculentos de cordeiro envoltos em tomate e puré de beringela) são algumas das iguarias gastronómicas que não devem deixar de ser experimentadas.

Quando Ir

Istambul possui um clima temperado oceânico influenciado pelas massas de ar continentais. Os meses de Verão são quentes e húmidos e a época de Inverno é caracterizada por ter temperaturas baixas que oscilam entre os 2ºC e os 7ºC.

Genericamente, a melhor época para visitar Istambul é nos meses de Primavera e de Outono quando as temperaturas são mais amenas.

Onde Ficar

Os bairros Sultanahmet (centro histórico) e Beyoglu são as áreas mais interessantes para escolher o seu hotel, pois estão próximos das principais atrações turísticas e possuem boas acessibilidades aos transportes públicos da cidade. Conheça as nossas sugestões de alojamento nestes dois bairros centrais com uma excelente relação qualidade / preço.

Como Chegar a Istambul

A companhia aérea Turkish Airlines oferece ligações diretas entre Lisboa e Istambul com preços a partir de 250 euros. Em períodos promocionais é possível encontrar tarifas desde 150 euros.

Formalidades

Para visitar a Turquia é necessário passaporte com uma validade mínima de seis meses e visto.

Links Úteis