Viagem a Istambul: A Cidade entre Dois Continentes

Com uma localização geográfica privilegiada entre a Europa e a Ásia, Istambul é uma cidade única e vibrante que ao longo de vários séculos conheceu diversas influências que ficaram marcadas na arquitectura e nos costumes locais.

O Que Ver

O bairro de Sultanahmet concentra os principais monumentos e lugares de interesse histórico de Istambul. Aqui é possível encontrar a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, a Basílica Cisterna, e a Basílica Santa Sofia. Para visitar estes locais é necessário despender um dia inteiro. Para evitar as filas intermináveis, e por vezes demoradas, recomendamos que divida esta visita em dois meios-dias, durante a parte da tarde, pois durante a manhã é muito difícil entrar em qualquer um destes locais, principalmente durante os meses de verão.

Interior Basílica Santa Sofia - Istambul

Interior Basílica Santa Sofia – Istambul

O Bazar das Especiarias e a Mesquita Nova são também lugares de visita obrigatória.

Na margem norte da península, o destaque vai para a visita ao bairro de Gálata, a avenida Istiklal, uma das principais artérias comerciais da cidade e à Praça Taksim.

Na região leste da cidade, conhecida como a “parte asiática”, salientam-se as visitas aos bairros históricos de Kadikoy e Uskudar. A viagem pode ser feita de ferry a partir de Eminonu.

Os hamam (banhos turcos) são uma experiência única e que deve constar na lista de atividades a realizar numa viagem a Istambul. A melhor opção é o Buyuk Hamam, frequentado pela população local, com um preço de 35 liras.

Interior da Mesquita Azul - Istambul

Interior da Mesquita Azul – Istambul

Os cruzeiros no Estreito do Bósforo são uma excelente opção para conhecer a cidade em toda a sua dimensão. Existem diversas opções com preços semelhantes (25 liras). No terminal de Eminonu, junto à ponte Gálata, pode encontrar três empresas que fazem este tipo de viagem com a duração de duas horas.

Os tradicionais kebabs, o hamsi (anchovas fritas com cebola e pão) e o Hungkar Begendi (pedações suculentos de cordeiro envoltos em tomate e puré de beringela) são algumas das iguarias gastronómicas que não devem deixar de ser experimentadas.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar

Istambul possui um clima temperado oceânico influenciado pelas massas de ar continentais. Os meses de Verão são quentes e húmidos e a época de Inverno é caracterizada por ter temperaturas baixas que oscilam entre os 2ºC e os 7ºC.

Genericamente, a melhor época para visitar Istambul é nos meses de Primavera e de Outono quando as temperaturas são mais amenas. A chuva é presença habitual durante todo o ano com maior incidência no período entre novembro e janeiro.

Como chegar

A companhia aérea Turkish Airlines oferece ligações diretas entre Lisboa e Istambul com preços a partir de 250 euros. Em períodos promocionais é possível encontrar tarifas desde 150 euros.

Nos voos com escala, a melhor opção é a Lufthansa que disponibiliza voos entre Lisboa / Porto e Istambul, com escala em Frankfurt, a partir de 179 euros. Para ficar a conhecer as melhores tarifas, para as datas em que pretende viajar, consulte a página de reserva de voos.

O aeroporto Ataturk está localizado na região ocidental da cidade a cerca de 20 quilómetros do centro da cidade. A melhor opção para se deslocar para o hotel ou para o centro de Istambul é de táxi. O preço da viagem custa cerca de 40 liras turcas (13 euros).

Se pretender utilizar outras opções mais económicas, dispõe de um serviço de autocarros expresso designado por “Havatas” com uma frequência de 30 em 30 minutos (das 4h da manhã à meia-noite) que custa 10 liras turcas (cerca de 3 euros).

Formalidades

Para visitar a Turquia é necessário passaporte com uma validade mínima de seis meses. Para os cidadãos portugueses é necessário ainda visto turístico, o qual pode ser obtido em www.evisa.gov.tr ou à chegada ao aeroporto. O visto tem um custo de 15 euros, o qual deve ser pago em dinheiro ou com cartão de crédito. Tenha em atenção que as liras turcas não são aceites para pagar o visto.

Saber Mais

Os sites de turismo de Istambul e da Turquia são duas fontes de informação fundamentais para planear o seu roteiro de viagem em Istambul. Recomendamos ainda o guia de viagens da Lonely Planet dedicado a Istambul com roteiros temáticos e dicas úteis para conhecer a cidade.