O Que Ver e Fazer em Estocolmo: Bairros e Atrações Turísticas

0

Estocolmo é a capital e a maior cidade da Suécia, formada por 14 ilhas ligadas por 50 pontes sobre o lago Mälaren.

A capital sueca combina arquitectura moderna com os clássicos edifícios em tons terracota, sendo considerada uma das mais belas cidades da Escandinávia, e uma das capitais europeias com melhor qualidade de vida.

Para planear a sua visita, conheça os bairros de Estocolmo e as melhores atrações.

Bairros de Estocolmo

Gamla stan

Gamla stan corresponde ao núcleo histórico da capital sueca, por vezes chamado “cidade velha”, construído sobre a ilha de Stadsholmen. Nesta área de ruelas e becos medievais encontram-se os edifícios mais antigos da capital em torno da praça principal Stortorget. Para além do Palácio Real, na cidade velha vai encontrar a Catedral de Estocolmo, o Museu Nobel e o restaurante Den gyldene freden que, de acordo com livro do Guiness, é o mais antigo estabelecimento do mundo que se mantém inalterado (com traços de taberna do século XVIII) desde que abriu em 1722.

Norrmalm

Norrmalm corresponde à área dos negócios, também conhecida como City, onde se situa a longa rua pedonal Drottninggatan, com várias lojas, museus, teatros, hotéis e restaurantes, assim como a principal estação de comboios de Estocolmo.

Östermalm

É um bairro abastado, onde se situa o Nationalstadsparken (Parque Nacional). A praça de Stureplan, situada nesta zona, é o centro das lojas de luxo e da vida noturna. Também aqui vai encontrar a ilha Djurgården, uma espécie de oásis no centro da cidade com vários museus, incluindo o Vasa, jardim zoológico e parque de diversões.

Södermalm

Esta ilha também conhecida como Söder (o Sul) tem as melhores vistas de Estocolmo e do mar Báltico. Trata-se de uma área animada com várias lojas, restaurantes e bares, destacando-se a zona pedonal de Götgatsbacken, a praça conhecida como Medborgarplatsen (Praça do Povo) e a zona a sul de Folkungagatan.

Visita ao centro histórico de Estocolmo

Gamla Stan, o centro histórico de Estocolmo

Kungsholmen

No extremo oriental desta ilha situa-se a Stadshuset (Câmara Municipal). Kungsholmen é uma ilha um pouco mais suburbana, com algumas zonas residênciais. Tem uma pequena praia natural, ideal para crianças, conhecida como Smedsuddsbadet, localizada na proximidade do parque Rålambshovsparken.

Se vai ficar alguns dias em Estocolmo, o Stockolm Card pode ser uma opção interessante para conhecer a cidade. Disponível para períodos de 24, 48, 72 e 120 horas, o cartão permite a utilização gratuita dos transportes públicos, dá entrada em mais de 80 museus e atrações de Estocolmo (com acessos rápidos), inclui excursões gratuitas de barco e bicicleta e oferece 20% de desconto no autocarro turístico de Estocolmo.

Bairros e Atrações Turísticas de Estocolmo

Atrações Turísticas

As nossas propostas incluem museus emblemáticos da cidade, passeios de barco, lojas de design e até cemitérios, localizados nos bairros centrais de Estocolmo.

Museu Vasa

Museu Vasa

Interior do Museu Vasa

No Museu Vasa encontra-se exposto o navio de guerra do século XVII que dá o nome ao museu. Com nove exposições em torno do navio, é o museu com mais visitantes em Estocolmo.

Museu Medieval (Medeltidsmuseet)

Medeltidsmuseet

Interior do Medeltidsmuseet

Sob a ponte Norrbro, que liga Gamla Stan e Norrmalm à pequena ilha de Helgeandsholmen, encontra-se o Museu Medieval de Estocolmo, que preserva importantes vestígios arqueológicos que remontam a 1530 (parte da muralha mandada construir por Gustavus Vasa e da igreja medieval Helgeandshuset) e que foram descobertos no decorrer de obras de recuperação do Riksdagshuset (edifício do Parlamento sueco) e da construção de garagens sob os jardins Riksplan.

A fim de retratar o desenvolvimento da cidade de Estocolmo durante a Idade Média, o museu mostra aos visitantes reconstruções fiéis de casas típicas, mercados e oficinas, com recurso a vários elementos multimédia. A entrada é gratuita. O museu encerra à segunda.

Livrustkammaren

Apesar de fazer parte do Palácio Real de Estocolmo, localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan, o Livrustkammaren pode ser visitado em separado. Trata-se do mais antigo museu de Estocolmo e exibe armas de fogo e uniformes históricos da Coroa sueca. A entrada é gratuita. O museu abre todos os dias nos meses de Verão; no Inverno, encerra à segunda.

Skogskyrkogarden

Projetado por Gunnar Asplund e Sigurd Lewerentz no início do século XX, este “Cemitério do Bosque” foi classificado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. A arquitetura das várias capelas num belíssimo cenário natural oferecem ao visitante uma experiência única. A título de curiosidade, é costume referir-se que a Greta Garbo está aqui sepultada. A entrada é gratuita.

Excursões de Barco

Passeios de Barco - Estocolmo

Passeios de Barco em Estocolmo

Entre Abril e meados de Dezembro, são várias as excursões que partem de Strömkajen (perto do Grand Hôtel) e de Nybroplanaue para percorrer os principais canais e dar a conhecer os edifícios históricos de Estocolmo. Algumas das excursões de uma hora são gratuitas para os detentores do Stockolm Card. A excursão “Under the Bridges”, que dura aproximadamente 2 horas, é a mais completa, passando sob 15 pontes e cobrindo uma grande parte das principais atrações da cidade.

Durante o Inverno, a Stockholm Winter Tour percorre os portos em torno da ilha de Fjäderholmarna. Para aquecer, são servidas na cafetaria várias bebidas quentes, incluindo o famoso vinho quente conhecido como Glögg (as bebidas não estão incluídas no preço do bilhete).

Design Sueco

São várias as lojas em Estocolmo que exibem o design sueco, para comprar, ou simplesmente apreciar. A Bookbinders confere estilo a artigos de papelaria, desde simples cadernos a caixas, passando por agendas e álbuns de fotografias.

Na DesignTorget, os artigos do dia-a-dia criados por promissores designers suecos são colocados lado a lado de artigos de designers suecos de renome, ficando à venda por um período limitado de tempo. Os artigos são selecionados por um júri para venda exclusiva nestas lojas em função de critérios de estilo, funcionalidade e inovação.

Os artigos para o lar da Svenskt Tenn são conhecidos pelo seu design. Tecidos estampados, originais vasos em vidro ou latão, e almofadas com o cunho do design sueco, são alguns dos produtos que pode encontrar nesta loja.

Links Úteis

Turismo de Estocolmo

Partilhar.