Santana, Madeira nomeada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

A UNESCO nomeou o concelho de Santana, na ilha da Madeira, Reserva Mundial da Biosfera.

Com esta nova nomeação, o território nacional passa a ter quatro áreas protegidas associadas à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável, depois das ilhas do Corvo e da Graciosa nos Açores, e de Paul do Boquilobo na região Oeste.

O reconhecimento de Santana está associado à grande diversidade de valores naturais, culturais e paisagísticos da região, onde se destacam os ecossistemas marinhos e costeiros e a floresta Laurissilva, que aliás faz parte dos Sítios de Rede Natura 2000 sendo também Património Natural Mundial da UNESCO.

Actualmente, existem 563 sítios designados de “Reserva da Biosfera” dispersos por 110 países, cujos pontos em comum são a conservação das paisagens e dos ecossistemas naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Para visitar a Madeira, pode optar pelos pacotes de férias disponibilizados pelas agências de viagens que incluem voos de ida e volta, estadia, e transferes ou fazer um programa à sua media e comprar separadamente as passagens aéreas e fazer a reserva do hotel.

Neste destino, visite ainda outros locais de interesse como as piscinas naturais de Porto Moniz, o Pico do Areeiro, a Ponta de São Lourenço, ou o Curral das Freiras.