Tallinn e Turku – Capitais Europeias da Cultura

As cidades de Tallinn (Estónia) e Turku (Finlândia) são as capitais europeias da cultura para o ano de 2011.

Exposições literárias, artes perfomativas, cinema, folclore tradicional, e concertos de música clássica são algumas das actividades programadas para este ano.

A programação cultural em Tallinn começa na passagem de ano com um concerto de música e um espectáculo de fogo-de-artificio. Segundo, os responsáveis pela organização e pela programação de “Tallinn 2011”, esta iniciativa será o evento cultural mais importante da história da Estónia.

As festividades em Turku arrancam a 15 de Janeiro com um espectáculo singular junto às margens do rio Aura. A cidade de Turku, situa-se na costa sudoeste da Finlândia, sendo a segunda cidade mais importante do país a seguir a Helsínquia.

O Mercado Medieval que decorre em Julho, o Festival de Música de Turku e os espectáculos especialmente preparados, no âmbito desta iniciativa, prometem dar “uma outra face à cidade”, segundo os organizadores.

Tallinn e Turku, capitais europeias da cultura

Vista panorâmica de Tallinn

Este ano, as Capitais Europeias da Cultura deslocam-se para o Norte da Europa, depois de em 2010 os esta iniciativa ter decorrido em Istambul (Turquia), Pecs (Hungria) e na região do Ruhr (Alemanha).

Recorde-se que este evento, promovido pela União Europeia, decorre desde 1985 e tem como principal objectivo promover a diversidade do património histórico, arquitectónico e humano das culturas europeias em diferentes espaços geográficos.

Para obter mais informações e conhecer a programação cultural das capitais europeias da cultura visite o sites de Tallinn em www.tallinn2011.ee e de Turku em www.turku2011.fi, alusivos a esta iniciativa.