Top 10 de Barcelona: O Que Ver e Fazer

Barcelona é um dos principais destinos turísticos a nível mundial, atraindo cerca de 8 milhões de visitantes por ano. Os bairros históricos, a arquitectura, a gastronomia e a cultura catalã são alguns dos atrativos desta cidade onde há muito para ver e fazer.

A cidade é um autêntico museu a céu aberto com inúmeros locais de interesse, desde os edifícios e ruas pitorescas do bairro Gótico atè às obras de Gaudi, sem esquecer os exemplos da arquitectura modernista do bairro do Eixample.

Barcelona encanta também pela sua dimensão cultural e histórica. As origens catalãs estão bem presentes na vida diária dos habitantes locais, cujas raízes se revelam na gastronomia, na arte e na paisagem urbana.

#1 Sagrada Família

Sagrada Familia de Gaudi

Exterior da Sagrada Familia

A Sagrada Família, projectada pelo famoso arquitecto catalão Antoni Gaudi, é a atração turística mais visitada de Barcelona, com cerca de 3 milhões de visitantes por ano. A primeira pedra da Sagrada Família foi lançada em 1882, e desde então tem vindo a ser construída segundo os planos de Gaudi. Estima-se que a obra esteja concluída em 2026, ano em que se celebra o centésimo aniversário da morte do arquitecto.

Dada a grande afluência de turistas, deve planear previamente a visita. As longas filas que todos os dias se formam à entrada da catedral ocorrem principalmente a meio da manhã e ao meio-dia. Para evitá-las, aconselhamos que faça a visita durante a tarde (a partir das 15 horas) ou, em alternativa, que adquira um bilhete online com data e hora marcadas.

#2 Fonte Mágica

Fonte Mágica

Fonte Mágica à noite

O espectáculo de luz e música da Fonte Mágica é uma experiência única a que vale a pena assistir. A fonte foi construída em 1929, tendo sido uma das principais atrações da Exposição Universal realizada nesse ano. De Maio a Setembro, os espectáculos realizam-se de quinta-feira a domingo a cada 30 minutos, entre as 21h e as 23h30. De Outubro a Abril, os espectáculos têm lugar apenas de sexta-feira a domingo entre as 19h e as 21h. O espectáculo é gratuito.

#3 Museu Picasso de Barcelona

O pintor Pablo Picasso nasceu em Málaga, no sul de Espanha, e viveu com a sua família em Barcelona entre 1895 e 1904. Foi na capital catalã que se formou enquanto artista e foi nesta cidade que Picasso expôs pela primeira vez. Para conhecer a obra do pintor visite o Museu Picasso, situado no bairro de Born, no centro histórico de Barcelona. Apesar de não possuir os quadros mais famosos do pintor, o museu apresenta uma coleção única que inclui os primeiros esboços e obras menos conhecidas de Picasso.

Atendendo à grande afluência de turistas, principalmente durante a época alta e aos fins-de-semana, é aconselhável fazer um planeamento prévio da visita. Opte por fazer a compra do bilhete através da Internet e escolha o dia e a data da sua visita. O Museu Picasso tem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, e todas as quintas-feiras das 18h às 21h30.

#4 Las Ramblas

Ramblas

Ramblas em Barcelona

O centro nevrálgico de Barcelona são as Ramblas, uma rua repleta de pessoas, lojas e movimento. A extensa rua começa na Plaza Catalunya e termina no monumento de Cristóvão Colombo (Monument a Colom), localizado na Plaça del Portal de la Pau. Percorra a rua pelo menos duas vezes durante a sua permanência na cidade (uma durante a manhã e outra ao fim da tarde) e sinta a agitação e a vivência da cidade neste local. Faça alguns desvios, descubra as ruas em redor e conheça o Mercado La Boqueria, onde pode saborear tapas e iguarias da gastronomia catalã.

#5 Museu do FC Barcelona e o Estádio Camp Nou

Museu do Barcelona

Exterior do Camp Nou

Goste-se ou não de futebol, o estádio Camp Nou é uma atração turística de Bracelona. Pode comprar bilhetes para assistir a um jogo, ou simplesmente visitar o museu do clube de futebol FC Barcelona, onde jogam Messi e outras estrelas do futebol mundial.

#6 Bairro Gótico

Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona no Bairro Gótico

O Bairro Gótico é o coração histórico de Barcelona, e um dos locais mais interessantes para visitar na cidade. Este bairro de origem medieval é um labirinto de ruas, igrejas, museus e praças, onde se destaca a Igreja Santa Maria del Pi, uma obra-prima do gótico, a Plaça del Rei, a Catedral de Barcelona, e a Plaça de San Jaume. Não deixe ainda de visitar o Museu d’Història de la Ciutat, onde pode ficar a conhecer os antepassados históricos da capital catalã.

#7 Parc Guell

Parc Guell

Parc Guell

O Parc Guell de Antoni Gaudí faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO, sendo considerado um dos mais interessantes trabalhos do famoso arquitecto, a seguir à Sagrada Família. A ideia original do Parc Guell era construir um empreendimento residencial com 60 casas. No entanto, o projecto não vingou e, em 1923, o parque foi doado à Câmara Municipal de Barcelona, que o transformou numa área de interesse cultural.

O Parc Guell está situado no noroeste da cidade na colina de Carmel. Se viajar no autocarro turístico hop-on-hop-off de Barcelona ou de metro, saia na estação de Vallcarca. Daqui até ao parque conte com 15 minutos para subir a pé o resto da colina.

#8 Edifícios Modernistas

Obras de Gaudi

Arquitetura modernista em Barcelona

O movimento cultural do Modernismo ficou bem marcado na paisagem urbana de Barcelona. Entre o final do século XIX e inicio do século XX, foram construídos diversos edifícios que se tornaram famosos, em particular os que foram projectados por Gaudi. Destacamos o bloco de edifícios conhecido como a Illa de la Discòrdia no Passeig de Gracia, a Casa Amatller de Josep Puig i Cadafalch, e os edifícios de Antoni Gaudi, nomeadamente a Casa Batllò e La Pedrera, também conhecida por Casa Mila.

#9 Colina de Montjuic

Montjuic em Barcelona

Montjuic

A colina de Montjuic, situada no sudoeste da cidade, oferece uma das mais belas perspectivas da cidade, com vistas sobe o porto e o centro histórico de Barcelona (Ciutat Vella). Com uma extensa área verde, a colina possui vários pontos de interesse, nomeadamente a Fundação Joan Miró, o complexo dos Jogos Olímpicos de 1992, o Castelo de Montjuic, o Palau Sant Jordi, e o Poble Espanyol, uma réplica das aldeias históricas espanholas de autoria do arquitecto Josep Puig i Cadafalch, que foi construída para a Exposição Universal de 1929.

Para visitar Montjuic apanhe a linha do metro número 3, saia na estação Tarragona, próximo da Plaça de Espanya, e caminhe cerca de 15 minutos até ao topo da colina. Os autocarros turísticos de Barcelona também param neste local.

#10 Monte Tibidabo

Tibidabo

Monte Tibidabo à noite

O Monte de Tibidabo, localizado no noroeste da cidade, oferece vistas deslumbrantes sobre Barcelona, a cerca de 500 metros de altitude. Aqui, não deixe de visitar o parque de diversões, com mais de 100 anos de existência, e a Igreja do Sagrado Coração (Sagrat Cor) da autoria do arquitecto Josep Miret Lopart.

Para chegar a Tibidabo apanhe o autocarro direto número T2A que sai da Plaça de Catalunya. Refira-se que este serviço funciona apenas quando o parque de diversões está aberto. Veja os horários e preços.