De Pretória à Cidade do Cabo, atravessa-se a África do Sul, do Interior ao Litoral, a bordo do comboio de luxo The Blue Train, onde charme e o requinte são o cartão de visita. Nesta viagem terá a oportunidade de conhecer paisagens contrastantes e cidades históricas pitorescas numa viagem única pelo extremo Sul do continente africano.
Esta viagem por terras sul-africanas inicia-se na capital administrativa Pretória, após breve passagem por Joanesburgo. A cidade localiza-se no Nordeste do país, sendo uma das capitais da África do Sul em conjunto com a Cidade do Cabo (poder legislativo) e Bloemfontein (poder judicial). Pretória foi fundada em 1855 por Andries Wilhelmus Jacobus Pretorius, de onde deriva o nome da cidade. Saliente-se no entanto, que os primeiros vestígios da urbe remontam ao século XVII, com a presença do povo Ndebele.
Em Pretória realiza-se uma pequena visita guiada pela cidade com passagem pelo centro histórico, designado por Old Church Square, pelo National Zoological Gardens, pela Praça da Igreja, por Melrose House, pelo Monumento Voortrekker, e pelo Palácio Presidencial.
No terceiro dia embarca-se no “Blue Train”, numa viagem de charme e luxo repleta de motivos de interesse e com um serviço de excepção anunciado como “um hotel de cinco estrelas em movimento”. Com partida de Pretória e término na Cidade do Cabo, o “Blue Train” atravessa o país ao longo de 1600 quilómetros durante um dia e uma noite.
As origens deste comboio remontam ao primeiro quartel do século XX quando as composições do Union Limited e do Union Express transportavam passageiros de Joanesburgo para os navios atracados no porto da Cidade do Cabo que partiam para Inglaterra. Durante a Segunda Guerra Mundial o serviço parou, tendo retomado na pós-guerra. O comboio, tal como é conhecido actualmente, data de 1997, quando foi reequipado e reabilitado.
Durante a viagem visitam-se cidades coloniais, florestas primárias, campos de algodão, arribas pronunciadas, ou gargantas profundas. Uma das paragens desta viagem é na típica cidade de Kimberley situada na região centro do país na confluência dos rios Orange e Vaal.

Blue Train. Autor: Andrew Balet sob licença Creative Commons Attribution 2.5 Generic
Durante a viagem passam-se por paisagens deslumbrantes e contrastantes, que vão desde as regiões semi-áridas de Great Karoo, às montanhas de Western Cape, ao vale do Rio Hex, a Table Mountain, ou à região de Winelands, até chegar ao destino final, a Cidade do Cabo.
Na capital legislativa da África do Sul realiza-se uma visita guiada pelas principais atracções turísticas da cidade, nomeadamente o Castelo da Boa Esperança, o bairro Bo-Kaap, o Parlamento Sul-Africano, entre outros locais. Se as condições meteorológicas o permitirem, far-se-á um passeio de teleférico até ao topo de Table Mountain, a cerca de 1000 metros de altitude, de onde se obtém uma vista deslumbrante sobre a paisagem circundante.
O destino seguinte é o Cabo da Boa Esperança, situado no extremo Sul do continente africano, onde os Oceanos Atlântico e Indico se tocam. Em direcção a este lugar ainda se passa pelo porto de Hout Bay e pela estrada panorâmica de Chapman’s Peak com vistas de 180 graus ao longo da faixa costeira. Nota ainda para às visitas a False Bay e à praia de Boulder onde ficará a conhecer a colónia de pinguins “Jackass”, a Groot Constantia a mais antiga região vinícola do país, e ao Jardim Botânico Kirstenbosch na Cidade do Cabo.
O penúltimo dia é dedicado à região de Winelands, com uma visita guiada às belas cidades históricas de raízes europeias de Stellenbosch, Paarl e Franschhoek, onde a gastronomia e o vinho são os principais cartões de visita. No último dia ainda tem algum tempo livre para fazer as últimas descobertas na Cidade do Cabo. O regresso é realizado através da cidade de Joanesburgo.
Este circuito tem a duração de oito dias e é organizado pela agência de viagens 4×4. As partidas realizam-se durante todo o ano com preços a partir de 3305 € (sem taxas de aviação). O valor final da viagem inclui voos de ida e volta Portugal-África do Sul, uma noite a bordo do comboio no “Blue Train”, de Pretória à Cidade do Cabo numa suite de luxo em regime de pensão completa, estadias em hotéis de 4 e 5 estrelas, e visitas aos vários locais enunciados no programa.