Turismo de Natureza e Atividades ao Ar Livre no Algarve

Passeios de barco, caminhadas na Ria Formosa, observação de aves, desportos aquáticos, ou cursos de jardinagem são algumas das propostas do hotel Vila Galé Albacora destinadas aos seus clientes.

Os programas de turismo de natureza resultam de uma parceria entre a cadeia de hotéis Vila Galé, a autarquia de Tavira e diversas empresas do Algarve.

No que diz respeito aos passeios de barco existem diversas propostas como a “A Rota do Atum” que lhe permite conhecer a história associada à pesca do atum; “Pela Natureza da Ria Formosa” num percurso pelo Parque Natural na companhia de guias da natureza; “As Cores da Ria” num percurso que visa apreciar a paisagem no fim do dia; e ainda “A Vida Marinha da Costa Algarvia”.

Ao nível dos percursos pedestres destacam-se os trilhos ao longo da Ria Formosa. Outras actividades incluem a observação de aves, visitas guiadas ao Arraial Ferreira Neto, às salinas e à cidade de Tavira, e passeios de bicicleta.

Turismo de Natureza e Actividades ao Ar Livre no Algarve

Turismo de Natureza e Actividades ao Ar Livre no Algarve

As actividades no mar também são contempladas nas propostas anunciadas com a possibilidade de realizar aulas de surf, vela, windsurf, ou bodyboard.

Finalmente, os hóspedes do Vila Galé Albacora podem ainda usufruir de diversos cursos associados ao tema “Saber fazer ecoturismo” com cursos de observação e identificação de aves aquáticas, de jardinagem, de cozinha vegetariana e de chás e infusões.

Estes cursos são ministrados pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.

Esta unidade hoteleira, situada em Tavira, na localidade de Quatro Águas em pleno Parque Natural da Ria Formosa, foi em tempos um arraial de pesca de atum.

A última campanha de pesca do atum no Algarve foi realizada precisamente neste local, há cerca de trinta anos.

Esta actividade foi aliás retratada no documentário “Almadrava” do realizador Hélder Mendes que retrata a especificidade desta arte de pesca singular que exigia uma grande organização por parte dos pescadores.