Valência: Um Ícone da Modernidade em Espanha

A terceira maior cidade de Espanha está cada vez atraente. Valência é hoje um dos ícones da modernidade no país vizinho e um destino imperdível na costa do Mediterrâneo.

Um passeio pela cidade tem de começar pelo centro histórico. O Barri del Carmen é o um dos centros nevrálgicos de Valência e é o local perfeito para passear a pé e apreciar a arquitetura dos edifícios, descobrir as lojas e estabelecimentos da moda, descontrair numa esplanada e observar o movimento. Um local de visita obrigatória tanto de dia como de noite.

Na Ciutat Vella, o bairro mais antigo de Valência, encontra a Catedral com diferentes estilos arquitectónicos que vão do gótico, ao barroco, passando pelo neo-clássico; a Torre Micalet, com vistas panorâmicas sobre a cidade; o Mercado Central; a Torres de Quart, uma torre medieval que fazem parte da muralha que protegia a cidade; e a Lonja de la Seda, ou Lonja de los Mercaderes, como também é conhecida, um edifício impressionante datado do século XV e que integra a lista de Património Mundial da Unesco.

Outro local de visita obrigatória é a Cidade das Artes e das Ciências, concebida pelo arquiteto Santiago Calatrava e por Felix Candela. Neste complexo encontra um museu interativo associado à ciência, galerias de arte, oceanário, cinema Imax, e planetário.

Na hora de comer visite o bairro antigo, onde encontra uma grande oferta de bares de tapas e restaurantes a preços económicos. Para saborear a gastronomia local sugerimos que prove a paella acompanhada por uma orxata, uma bebida típica que mistura espumante e sumor de laranja. As cervejarias Las Toneles (Calle de Ribera, 17) e Montaditos (Plaça de la Reina, 10) são alguns dos estabelecimentos de referência.

Escapadinha em Valência: O que ver e fazer

Cidade das Artes e das Ciências

Onde Ficar

A oferta hoteleira em Valência é vasta com centenas de unidades hoteleiras à disposição. A zona do centro histórico e os bairros Extramurs e Camins el Grau são alguns dos locais recomendados para se hospedar.

O hotel Venecia é um dos melhores hotéis do segmento económico, com uma localização privilegiada na Plaza del Ayuntamiento, a menos de 300 metros da Catedral. Para um orçamento mais reduzido, a melhor escolha é o 7 Moons B&B situado nas proximidades do centro histórico e e da principal área comercial da cidade.

Lista completa de hotéis em Valência.

Como Chegar

A companhia aérea Ryanair voa entre o Porto e Valência a partir de 40 euros, ida e volta, com todas as taxas incluídas. Para quem sai de Lisboa, a melhor opção é oferecida pela TAP com tarifas de ida e volta desde 174 euros (ida e volta).