Vancouver: Entre o Azul do Pacífico e o Verde das Montanhas

0

Vancouver, localizada na costa oeste do Canadá, na província de British Columbia, é uma das cidades com melhor qualidade de vida da América do Norte de acordo com o Ranking da revista Monocle.

Banhada pelo oceano Pacífico e com as montanhas ali tão perto, verdes no verão e cobertas de branco no inverno, a cidade oferece praia e montanha no mesmo dia. Para além de atividades ao ar livre, apresentamos várias outras sugestões de visitas e atividades na cidade de Vancouver.

Grouse Mountain

Quem gostar de um bom desafio, pode juntar-se às 100 mil pessoas que todos os anos sobem os íngremes 850 metros até ao topo da montanha, que é avistada de qualquer ponto do centro de Vancouver.

O caminho, conhecido como Grouse Grind, é quase todo formado por degraus construídos com troncos de madeira. A subida pode ser difícil e cansativa mas recompensadora. Há uma maneira alternativa, mais fácil, de subir até ao topo: o teleférico Skyride faz a subida em escassos minutos. O Skyride parte todos os 15 minutos do centro de Vancouver.

Grouse Mountain

Paisagens de montanha em Vancouver

Wreck Beach

A Wreck Beach é uma praia naturista, embora não exclusivamente, com uma vista panorâmica sobre o oceano Pacífico e as ilhas de San Juan. A praia fica localizada nos limites da cidade, a cerca de 15 minutos de autocarro do centro de Vancouver.

Stanley Park

Com 400 hectares, a superfície do Stanley Park ultrapassa a do Central Park de Nova Iorque, o que faz deste parque urbano o maior da América do Norte.

O parque dispõe de um passeio interdito a carros, colado ao paredão com mais 8 quilómetros, construído na frente marítima da ilha.

Parques de Vancouver

Stanley Park em Vancouver

Dr Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden

Uma visita ao jardim chinês de Dr Sun Yat-Sen é uma excelente opção se começar a chover (algo que não é raro em Vancouver). O jardim possui várias passagens e pavilhões cobertos por telhas feitas à mão. Ver e ouvir a chuva cair como uma cortina de contas de cristal é um espetáculo impressionante.

Granville Island

Esta ilha no meio da cidade é uma das áreas comerciais mais populares de Vancouver. Inclui um mercado, com produtos locais, onde se pode provar alguma da melhor charcutaria, várias lojas, restaurantes à beira água e pequenas galerias de arte.

Chinatown

Vancouver possui uma vasta população asiática, com destaque para a comunidade chinesa. A Chinatown de Vancouver é a terceira maior da América do Norte, apenas ultrapassada pelas Chinatown de São Francisco e Nova Iorque.

Aqui se encontram mercados tradicionais chineses, com uma variedade de produtos exóticos. Alguns dos melhores restaurantes chineses estão localizados na Chinatown, sendo a cozinha cantonesa o estilo dominante em Vancouver.

Bairro de Chinatown em Vancouver

Mercado de rua em Chinatown

Sushi

A comunidade japonesa é outra das minorias com expressividade na população de Vancouver, razão por que alguns dos melhores e mais baratos restaurantes de sushi da América do Norte podem ser encontrados nesta cidade do Canadá.

No centro da cidade, não faltam locais a anunciar sushi. O Blue Water Café & Raw Bar é conhecido pelo marisco selvagem ou oriundo de pesca sustentável. O Okada Sushi é um clássico de Vancouver, que oferece uma experiência da cozinha japonesa mais tradicional.

SoMa

Numa clara invocação ao SoHo nova-iorquino, SoMa é a área de South Main onde se localizam boutiques de moda e lojas de luxo. A maioria das lojas de moda independente e canadiana estão concentradas entre as avenidas 19 e 23.

Whistler

Para um passeio de um dia, o percurso entre Vancouver e Whistler oferece uma das melhores paisagens de costa e montanha.

Pelo caminho, vale a pena uma paragem nas cataratas de Shannon, próximo de Squamish, e no parque de Brackendale, local de nidificação da água-careca, também conhecida como águia americana.

Partilhar.