Uma Visita pelos Bairros de Buenos Aires

Ao contrário de outras grandes capitais, Buenos Aires, a capital da Argentina, não tem uma única área turística, mas vários “barrios” por onde estão dispersas as atrações turísticas da cidade.

Cada bairro oferece algo diferente para ver e um ambiente único que identifica o espírito e características dos seus habitantes.

Palermo

Palermo é o maior e mais verde bairro de Buenos Aires, subdividido em Palermo Chico e Palermo Viejo, que, por seu turno, se divide em Palermo Soho, onde se concentram lojas de moda e design, restaurantes e bares, Palermo Hollywood, onde nos anos 90 se instalaram várias produtoras de TV e cinema, sendo hoje uma zona de restaurantes e animação noturna, e Las Cañitas.

A zona verde corresponde a cerca de 25 hectares do bairro, ocupados pelo parque conhecido como Bosques de Palermo. O parque é frequentado por famílias, sobretudo ao fim-de-semana, já que convida a piqueniques, passeios de bicicleta e atividades deportivas como o jogging. A maioria das zonas de Palermo é segura.

La Boca

La Boca é o bairro do porto de Buenos Aires, e a porta de entrada e primeira casa de muitos imigrantes espanhóis e italianos, sobretudo genoveses, que, em meados do século XIX, chegavam à cidade para trabalhar nas fábricas e armazéns portuários durante o grande período de exportações de carne bovina da Argentina.

Ainda hoje La Boca conserva o espírito original de bairro da classe operária, em particular no Caminito, a rua das casas coloridas e do tango, e no La Bombonera, o lendário estádio de futebol da equipa Boca Juniors.

Passeio turístico pelos Bairros de Buenos Aires

Bairro La Boca em Buenos Aires

Las Cañitas

Provavelmente um dos bairros mais seguros de Buenos Aires, devido à presença de uma base militar, Las Cañitas é também o bairro dos restaurantes e discotecas da moda.

Pacha e Mint, duas das mais populares discotecas de Buenos Aires, ficam situadas em Las Cañitas. Em Las Cañitas, vive-se um ambiente mais sofisticado do que nos restantes bairros de Buenos Aires, já que aqui se localizam muitas boutiques exclusivas, salões de beleza e spas, galerias de arte e antiquários.

O bairro ainda não foi descoberto pelo turismo, pelo que a oferta de alojamento passa sobretudo pelo aluguer de apartamentos.

Recoleta

O bairro concentra várias atrações turísticas, e alguns dos melhores hotéis de Buenos Aires. Recoleta faz lembrar alguns bairros europeus, com as suas avenidas arborizadas, restaurantes, cafés, boutiques e galerias da moda, muitos localizados em edifícios de estilo francês. Ao fim-de-semana, há habitualmente espetáculos de rua, exposições de arte, feiras de artesanato e eventos desportivos.

Próximo do centro e das atrações turísticas, e com várias lojas e restaurantes, Recoleta é um dos bairros de Buenos Aires onde os turistas preferem ficar, e, por isso, um dos bairros onde a presença da polícia é mais visível. Apesar de ser um bairro seguro, como na maioria das grandes cidades, é necessário ter atenção aos carteiristas.

San Telmo

San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires, onde o turista pode conhecer o Buenos Aires autêntico. As estreitas ruas empedradas, árvores altas e os candeeiros de rua conhecidos como “faroles” criam um ambiente especial em San Telmo.

A Plaza Dorrego é o ponto central do bairro, onde todos os fins-de-semana tem lugar uma espécie de feira da ladra de antiguidades, e onde se pode assistir a espetáculos de rua onde se dança o tango.

Cafés, restaurantes e bares de tango proliferam pelo bairro, muitos ocupando edifícios que conservam a fachada original do século XIX. O bairro é bastante seguro nas ruas próxmas da avenida principal (calle Defensa), mas devem ser tomados alguns cuidados nas ruas menos centrais.

Centro (Monserrat)

No chamado Centro localiza-se a Casa Rosada (sede da presidência da República), assim como os mais importantes edifícios públicos de Buenos Aires. A calle Florida é a mais longa e mais importante avenida pedestre da cidade, que corresponde a uma zona comercial, com várias lojas de moda, livrarias, restaurantes e o centro comercial Galeria Pacifico.

Também aqui se localiza o edifício Kavanagh, o mais antigo arranha-céus de Buenos Aires, em estilo Art Déco, o Teatro Colón, considerado uma das mais importantes óperas do mundo, e o Obelisco de Buenos Aires, o monumento mais famoso da Argentina.