Visita a Estocolmo: A Veneza do Norte

0

Quando procuramos por cidades com a melhor qualidade de vida, Estocolmo aparece nos primeiros lugares.

E os factos comprovam-no. A capital sueca oferece aos locais e aos turistas condições únicas para desfrutar da cidade sem grandes agitações. O tráfego automóvel não é um problema, dá-se primazia aos transportes públicos e às bicicletas, e tudo é organizado.

A “Veneza do Norte”, como também é conhecida, é uma cidade cosmopolita e moderna com muito para oferecer a quem a visita, seja numa escapadinha de fim-de-semana ou numas férias mais prolongadas.

Um passeio pela cidade tem de começar obrigatoriamente pela Gamla Stan, o centro histórico. Os principais pontos de interesse estão próximos uns dos outros e a visita pode ser feita a pé. O Palácio Real, a Catedral, o Museu do Nobel e o Parlamento são alguns dos locais a visitar.

Estocolmo dispõe também de vários museus que vale a pena conhecer. É o caso do Museu Vasa, onde está exposto o único navio de guerra do século XVII existente no mundo, o Medeltidsmuseet, que alberga vestígios arqueológicos que remontam à época quinhentista, e o Livrustkammaren, o mais antigo museu da cidade que exibe armas de fogo e uniformes históricos da realeza sueca.

Visita ao centro histórico de Estocolmo

Gamla Stan Estocolmo

Uma forma interessante de conhecer a cidade é fazer um cruzeiro pelos canais da cidade. Entre abril e Novembro existem várias excursões que partem de Strömkajen (perto do Grand Hôtel) e Nybroplanaue. A excursão “Under the Bridges”, com a duração aproximada de 2 horas, é a mais completa, passando sob diversas pontes e por grande parte das principais atrações turísticas da cidade.

Se ficar mais do que dois ou três na cidade, o Stockolm Card pode ser uma opção interessante para descobrir a cidade. O passe turístico permite ter viagens ilimitadas nos transportes públicos, oferece entrada livre em mais de 80 atrações e inclui passeios gratuitos de barco e de bicicleta.

Onde Ficar

O alojamento em Estocolmo não é propriamente barato, mas mesmo assim é possível encontrar boas opções de estadia a preços económicos e com uma ótima relação preço/qualidade.

Para uma estadia de baixo custo sugerimos o Urban Hostel Gamla Stan e o Castanea Old Town Hostel situados no centro histórico da cidade.

Para orçamentos mais desafogados, a nossa sugestão de alojamento vai para o Radisson Blu Waterfront Hotel, com vistas para a Gamla Stan e a Câmara Municipal, e o Best Western Kom Hotel situado numa área tranquila e com excelentes acessibilidades aos transportes públicos.

Lista de hotéis em Estocolmo.

Como Chegar

A TAP tem voos diretos entre Lisboa e Estocolmo com uma frequência diárias. As tarifas de ida e volta rondam os 240 euros.

Partilhar.