Visitar a Argentina – Informações Úteis de Viagem

0

A Argentina é uma república federal e o segundo maior país da América do Sul em área territorial. A Argentina continental está compreendida entre a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico a leste.

O país faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai a norte, com o Brasil a nordeste, com o Uruguai e o oceano Atlântico a leste, e com o Chile a sul e a oeste.

A Argentina reivindica ainda uma parte da Antártida, as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são actualmente administradas pelo Reino Unido.

A colonização espanhola iniciou-se no território hoje ocupado pela Argentina em 1512. A declaração e luta pela independência (1810–1818) foi seguida por uma longa guerra civil, que culminou em 1861 com a divisão do país em províncias e com Buenos Aires como capital. Depois de um período de estabilidade e prosperidade, a Argentina conheceu, na segunda metade do século XX, vários golpes militares e crises económicas.

Mapa da Argentina

Geografia

Capital: Buenos Aires
Área: 2 780 400 km²
População: 43 417 000 (Estimativa de 2015)

Língua

A língua oficial é o castelhano.

Fuso Horário

UTC−3

Moeda

A moeda local é o peso argentino (ARS). A generalidade dos hotéis e das lojas nos principais centros urbanos aceitam cartões de crédito. A rede ATM tem uma boa cobertura, sendo possível levantar dinheiro com cartões de débito (por exemplo, Visa Eletron).

É recomendável levar dinheiro (euros ou dólares) para a Argentina, que pode trocar por pesos argentinos em qualquer banco. No aeroporto de Buenos Aires, existe um balcão do Banco de la Nación Argentina onde os turistas podem trocar dinheiro. Com o fim das restrições à compra de moeda estrangeira decretado pelo presidente Mauricio Macri, o mercado negro conhecido como dólar blue ou dólar paralelo, apesar de ainda funcionar, deixou de ser vantajoso. Este mercado paralelo surgiu em 2011 com as restrições impostas para evitar a fuga de capitais.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo A

Tipo A

Tipo I

Tipo I

Telecomunicações

A rede de telecomunicações (fixa, móvel e internet) está disponível em todo o território. Para efectuar chamadas em roaming, verifique se a sua operadora tem cobertura neste destino.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses necessitam de passaporte com uma validade mínima de 6 meses a partir do dia de entrada na Argentina, não sendo necessário visto para estadias até 90 dias seguidos ou 180 dias por cada 12 meses com múltiplas entradas.

Os cidadãos brasileiros também não precisam de visto para estadias inferiores a 90 dias, sendo apenas necessário o passaporte ou a cédula de identidade com data de emissão há menos de 10 anos.

Vacinas | Saúde

Não necessita de tomar nenhuma vacina para visitar a Argentina. Nos principais centros urbanos, como Buenos Aires, Córboda e Mendoza, a água é potável. É aconselhável contratar um seguro que cubra assistência hospitalar e cuidados médicos.

Clima

A Argentina tem um clima que varia entre o subtropical a norte e o subpolar a sul, sendo que no centro do país o clima é temperado. Os melhores meses para visitar a Argentina dependem da região e do objectivo da visita. A Primavera, que corresponde aos meses de Setembro e Novembro, é a melhor época para visitar as regiões temperadas do centro, onde se inclui Buenos Aires.

Saber mais
Clima da Argentina

Guia de Viagem

Links Úteis

Turismo da Argentina

Partilhar.