Visitar Berlim: Passeios Turísticos e Atividades

Berlim é uma cidade vibrante, com um enorme conjunto de atrações, que pode ser visitada em qualquer época do ano. Para saber com o que contar em cada estação, veja o clima de Berlim.

No entanto, nem sempre é fácil fazer o planeamento e decidir que atrações da capital da Alemanha visitar e como lá chegar.

Conheça algumas sugestões de atividades e passeios turísticos para descobrir e aproveitar o melhor de Berlim.

Berlin Welcome Card

Catedral de Berlim com o passe turístico

Catedral de Berlim, um dos locais a visitar

O Berlin Welcome Card é uma excelente escolha para circular pela cidade e conhecer os principais pontos turísticos da capital da Alemanha, com toda a comodidade.

Este passe turístico está disponível em duas modalidades: clássico, que inclui transporte público gratuito e descontos nas atrações, e tudo incluído, com entradas gratuitas em 30 atrações e viagens gratuitas no autocarro hop-on hop-off. Existem passes para 48h, 72h, 4, 5 e 6 dias, com preços que começam em 19,90€.

Autocarro Turístico Hop-on Hop-off

Os autocarros turísticos de dois andares, conhecidos por “hop-on hop-off”, são uma boa forma de descobrir Berlim, em especial se o tempo de visita for limitado.

O bilhete deste autocarro turístico é válido durante 24 ou 48 horas, sendo possível entrar e sair quantas vezes quiser ao longo de 30 paragens e de 3 rotas diferentes (Berlin City Circle Sightseeing).

O autocarro passa pelos lugares mais emblemáticos de Berlim, nomeadamente a Catedral, as Portas de Brandeburgo, o Palácio de Charlottenburg, o Museu Pergamon, alguns troços do Muro de Berlim, o Gendarmenmarkt e o Checkpoint Charlie.

Em geral, os autocarros têm uma frequência de 10 minutos no período de Verão, e de 15 minutos nos meses de Inverno.

Passeio de Bicicleta

A bicicleta é um excelente meio de transporte para conhecer Berlim e todos os seus encantos e recantos. Ao longo do percurso terá a oportunidade de tirar fotografias, visitar lojas tradicionais e passar pelos bairros típicos da cidade, onde pode conhecer o modo de vida dos berlinenses.

Uma sugestão de itinerário de bicicleta passa por Alexanderplatz, Stadtschloss (Palácio da Cidade de Berlim), Ilha dos Museus, Muro de Berlim, Potsdamer Platz, Parque Tiergarten, Siegessaeule (Coluna da Vitória), entre outros locais.

Onde alugar bicicletas: Em vários locais da cidade, mas a maior parte das lojas estão localizadas em Mitte (por exemplo, na estação Friedrichstrasse), Kreuzberg, Friedrichshain ou próximo da estação do Jardim Zoológico. Nestas lojas, o aluguer de bicicleta custa desde 12 euros por dia. Outra possibilidade é usar os serviços de bicicletas partilhadas de Berlim, como Lidl-Bike ou Lime Bike.

Cruzeiro no Rio Spree

Cruzeiro no rio Spree

Desfrute de belas vistas de Berlim a bordo de um cruzeiro no rio Spree. O passeio de barco pode percorrer as principais atrações da cidade, como o Reichstag, a Catedral de Berlim e a Ilha dos Museus, ou aventurar-se mais longe até Potsdam. Existem também cruzeiros ncoturnos.

Conhecer Berlim como um Berlinense

Descubra Berlim na perspectiva de um habitante local. Num passeio a pé com a duração de meio dia, e na companhia de um guia especializado, visite as principais atrações da cidade, incluindo o Muro de Berlim, as Portas de Brandenburgo, o Reichstag (Parlamento), o Memorial do Holocausto, a avenida Unter den Linden, e alguns recantos escondidos que apenas os locais conhecem.

O guia dá ainda a conhecer alguns aspectos da história económica e social da cidade durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Almoço ou Jantar no Topo da Torre de Televisão

Almoço ou jantar na Torre de Televisão

Torre de Televisão em Berlim

Com vistas de 360 graus, e a mais de 200 metros de altura, a Torre de Televisão é o local ideal para um almoço especial. No topo, está localizado um restaurante giratório que oferece vistas panorâmicas sobre a cidade e um menu com especialidades da gastronomia alemã e internacional.

Para mais informações e reservas de visitas guiadas, consulte o site oficial do Turismo de Berlim.