Visitar a Bolívia – Informações Úteis de Viagem

A Bolívia é um país localizado no coração da América do Sul, sendo limitado a norte e a leste pelo Brasil, a sudeste pelo Paraguai, a sul pela Argentina, a sudoeste pelo Chile e a noroeste pelo Peru.

Encravada entre países vizinhos, a Bolívia partilha com o Peru o lago Titicaca, o maior lago navegável do mundo, e o centro da civilização Tiwanaku, uma das mais importantes precursoras do império Inca. A região andina da Bolívia fazia parte deste império antes da colonização espanhola que se iniciou no século XVI.

Com uma enorme variedade geográfica e climática, a Bolívia é um importante destino de aventura. Para além de paisagens surreais, a Bolívia é também um país de cidades cosmopolitas, festivais e animados mercados de rua.

Geografia

Capital: La Paz (sede do governo), Sucre (capital constitucional)
Área: 1 098 581 km²
População: 11 410 651(Estimativa de 2015)

Língua

A língua oficial é o espanhol juntamente com 36 línguas indígenas.

Fuso Horário

UTC -4

Moeda

A moeda oficial é o boliviano (BOB). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura nos grandes centros urbanos e locais turísticos.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 230 V | Frequência: 50 Hz

Tipo A

Tipo A

Tipo C

Tipo C

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses e brasileiros estão isentos de visto para estadias até 90 dias, sendo necessário apresentar apenas o passaporte com validade mínima de seis meses.

Vacinas | Saúde

Não existem vacinas obrigatórias, mas recomenda-se a marcação de uma consulta do viajante antes de uma deslocação à Bolívia. Nas regiões tropicais, devem ser utilizados repelentes. É aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e assistência hospitalar.

A altitude acima dos 2.500 metros (La Paz encontra-se a 3.660 m) pode causar fortes dores de cabeça e cansaço nos primeiros dias. Recomenda-se a ingestão de líquidos não alcoólicos e a limitação ao mínimo de actividades físicas para permitir a adaptação.

Clima

O clima da Bolívia caracteriza-se por uma enorme diversidade, desde o clima tropical dos llanos orientais ao clima polar dos Andes ocidentais. A estação seca (Maio a Outubro) e os meses de transição, como Abril e Novembro, são em geral o período ideal para visitar o país.

Saber mais
Clima da Bolívia

Guia de Viagem

Links Úteis

Turismo da Bolívia