Visitar a Croácia – Informações Úteis de Viagem

A Croácia é um país localizado entre a Europa Central, a Europa do Sul e o mar Adriático. Faz fronteira a norte com a Eslovénia e a Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia-Herzegovina e a sul com Montenegro.

Os Alpes Dináricos separam a região mediterrânea da região continental, que se estende até às margens do Danúbio a leste.

A história da Croácia remonta ao século VIII quando foi estabelecido o reino da Croácia, que durou até ao século XI. Mais tarde, com a invasão otomana, o território croata passou a marcar a fronteira entre o mundo muçulmano e o cristão. No final da Segunda Guerra Mundial, a Croácia foi um dos membros fundadores da Jugoslávia até à separação em 1992. A Croácia tem hoje uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas e da região dos Balcãs.

Geografia

Capital: Zagreb
Área: 56 594 km²
População: 4 190 700 (Estimativa de 2016)

Língua

A língua oficial é o croata.

Fuso Horário

UTC +1 (UTC +2 no Verão)

Moeda

A moeda oficial é a Kuna croata (HRK) dividida em 100 lipa. O euro não é aceite como moeda de pagamento, embora esteja prevista a adesão do país em 2019. Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes e grandes lojas. A rede ATM tem uma boa cobertura nas principais cidades e nos centros turísticos

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 230 V | Frequência: 50 Hz

Tipo C

Tipo C

Tipo F

Tipo F

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Croácia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário. Existem 300 pontos de WiFi gratuito espalhados pelo território croata.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país. Os cidadãos brasileiros necessitam de passaporte para permanências até 90 dias em turismo.

Vacinas | Saúde

Não é necessário tomar nenhuma vacina. O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Croácia. Para os cidadãos brasileiros é aconselhável adquirir um seguro de saúde prévio que cubra assistência hospitalar e tratamentos médicos.

No Verão, convém ter especial cuidado com as picadas de insectos, que podem ser prevenidas com o uso de repelente. A água canalizada é potável em todo o país, mas o consumo de água engarrafada é aconselhado sobretudo no Verão.

Clima

A melhor época para visitar a Croácia é nas estações da Primavera e do Verão. Os meses de Maio e Setembro, em particular, são ideais para actividades ao ar livre. Julho e Agosto são os meses mais caros para viajar na Croácia e os que recebem mais visitas de turistas.

Saber mais
Clima da Croácia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Croácia