Visitar Cuba – Informações Úteis de Viagem

0

Geografia

A República de Cuba está localizada no norte das Caraíbas, na junção entre o Mar das Caraíbas, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. O país está localizado a sul Estados Unidos (estado da Florida) e das Bahamas, a oeste do Haiti, e a norte da Jamaica.

Visitar Cuba

Mapa de Cuba

Capital: Havana
Área: 109,884 km2
População: 11,239,004 (Censo de 2015)

Língua

A língua oficial é o castelhano. Nas áreas turísticas também é falado o inglês.

Fuso Horário

UTC -5 | UTC -4 no Verão (DST)

Moeda

A moeda utilizada em Cuba para pagamentos é o peso cubano convertível (CUC), que tem paridade com o dólar americano. A maioria dos estabelecimentos comerciais não aceita cartões de crédito, com excepção das unidades hoteleiras de luxo e alguns restaurantes.

Para levantamentos nas caixas ATM é aconselhável a utilização de cartões Visa ou Visa Eletron. Os cartões Mastercard e American Express não são aceites.

Os bancos abrem das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h de segunda à sexta-feira, e das 8h30 às 10h30 aos sábados.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 110 V | Frequência: 60 Hz

Tipo A

Tipo A

Tipo B

Tipo B

Telecomunicações

A rede fixa e móvel tem uma boa cobertura em todo o território do México. O serviço roaming está disponível por um custo elevado. Para mais informações consulte a sua operadora de telemóvel.

Visto e Documentação

É necessário passaporte com uma validade mínima de 6 meses e cartão de turista (visto), o qual normalmente já está incluído no pacote oferecido pela agência de viagens. O cartão é válido por 30 dias e deve ser carimbado e devolvido à saída de Cuba.

Caso não viaje com uma agência de viagens, deve solicitar o visto na Embaixada de Cuba. Em Portugal, a Embaixada situa-se na Rua Pêro da Covilhã, 14 (aberto das 9h às 12h). No Brasil, o Consulado Geral da República de Cuba localiza-se em São Paulo (Rua Cardoso de Almeida, 2115 | Horário: segunda a quinta-feira das 9h30 às 12h30).

À saída do país, tem de pagar 25 CUC (cerca de 25€) respeitante a taxas locais. O pagamento é feito após o check-in.

Vacinas | Saúde

Não existe nenhuma vacina obrigatória para visitar Cuba.

É aconselhável fazer um seguro pessoal que cubra todos os gastos com hospitalizações, tratamentos e repatriamento. Em Havana, o principal hospital preparado para receber estrangeiros é a Clínica Cira García (Calle 20 y Av. 41).

Clima

O clima de Cuba é tropical com duas estações distintas: a estação seca (entre novembro e abril) e a estação das chuvas (junho e outubro).

Guia de Viagem

Links Úteis

Turismo de Cuba

Partilhar.