Visitar o Dubai – Informações Úteis de Viagem

0

Dubai é a maior cidade e um dos territórios da federação de sete emirados conhecida como Emirados Árabes Unidos. O emirado está localizado na costa sudeste do golfo Pérsico. A cidade, localizada na costa norte do emirado, é um hub de negócios e do transporte global do Médio Oriente, sendo mundialmente famosa pelos seus arranha-céus e largas avenidas.

Apesar de ser um destino árabe, que tem o Islão como religião oficial, o emirado, e em particular a cidade do Dubai, adoptou o estilo de negócios ocidental, sendo a maior parte das suas receitas provenientes do turismo, da aviação, do imobiliário e dos serviços financeiros.

Apenas cerca de 15% da população do Dubai é dos Emirados Árabes, sendo os restantes 85% expatriados, muitos deles no país há várias gerações ou nascidos nos Emirados Árabes. A maior parte dos expatriados é de origem asiática, com predominância de indianos (51%), paquistaneses (16%), bengalis (9%) e filipinos (3%). A cidade do Dubai vai receber o evento internacional Expo 2020.

Mapa do Dubai

Geografia do Emirado

Maior cidade: Dubai
Área: 4 114 km² (1 287 km² área urbana)
População: 2 752 736 (Dados de 2017)

Língua

A língua oficial é o árabe.

Fuso Horário

UTC +4

Moeda

A moeda oficial é o UAE dirham. Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo G

Tipo G

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível no Dubai. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário. Existem pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados pela cidade do Dubai.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses para visitar os Emirados Árabes Unidos (e por conseguinte o Dubai) necessitam apenas de passaporte com uma validade mínima de 6 meses. O visto é concedido gratuitamente à chegada por um total de 90 dias.

Os cidadãos brasileiros necessitam de passaporte com uma validade mínima de 6 meses e de um visto que, ao contrário do habitual, deve ser solicitado pelos patrocinadores (sponsors) da viagem. São considerados patrocinadores as companhias aéreas dos Emirados Árabes (como a Emirates e a Etihad), os hotéis que fornecem o alojamento, e as agências de viagem. Existem dois tipos de vistos: de turismo para estadias de 30/90 dias e de trânsito para permanência no território até 96 horas, destinando-se a quem está de passagem no Dubai a caminho de outro destino. De notar que os passageiros com voos de ligação nos Emirados Árabes, e que não saem do aeroporto, não necessitam de visto.

Vacinas | Saúde

Não é necessário tomar nenhuma vacina. Os cuidados de saúde são apenas os inerentes a um país quente e extremamente húmido. O país dispõe de uma rede satisfatória de hospitais e clínicas privadas. No entanto, é aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e assistência hospitalar.

Clima

A melhor época do ano para visitar o Dubai é entre Novembro e Abril, os meses menos quentes, com temperaturas entre 24ºC e 30ºC. Os meses de Julho e Agosto devem ser evitados devido ao calor extremo e aos elevados índices de humidade do ar.

Saber mais
Clima do Dubai

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo do Dubai

Partilhar.