Visitar a Finlândia – Informações Úteis de Viagem

Com uma vasta área escassamente povoada, a Finlândia é um território de aventura e beleza natural. É um país nórdico que vale a pena visitar, em especial no Verão. Nesta estação, os dias intermináveis convidam a explorar o território que se estende desde a capital Helsínquia até à selvagem Lapónia, sem esquecer as ilhas Aland. A rede de transportes é excelente.

A Finlândia forma uma península, banhada pelo golfo de Bótnia a oeste e o golfo da Finlândia a sul. O país faz fronteira terrestre com a Suécia a noroeste, com a Noruega a norte e com a Rússia a leste. A maioria da população concentra-se no sul do país. As ilhas Aland, localizadas no mar Báltico entre a Suécia e a Finlândia, são uma região finlandesa que goza de autonomia.

Em termos históricos, a Finlândia fez parte da Suécia desde o século XII até ao início do século XIX quando foi anexado ao Império Russo. Com a revolução russa, em 1917, a Finlândia tornou-se um estado independente.

Mapa da Finlândia

Geografia

Capital: Helsínquia
Área: 338 424 km²
População: 5 488 543 (Estimativa de 2016)

Língua

As línguas oficiais são o finlandês, falado por cerca de 90% da população, e o sueco, falado por aproximadamente 5% dos habitantes, concentrados sobretudo nas costas oeste e sul do território.

Fuso Horário

UTC +2 (UTC +3 no Verão)

Moeda

A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 230 V | Frequência: 50 Hz

Tipo C

Tipo C

Tipo F

Tipo F

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Finlândia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário. Existem pontos de Wi-Fi gratuitos em Helsínquia e nas principais cidades finlandesas.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país. Os cidadãos brasileiros necessitam apenas de passaporte para permanências inferiores a 90 dias em turismo.

Vacinas | Saúde

O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Finlândia. Para os cidadãos brasileiros, é aconselhável adquirir um seguro de saúde prévio que cubra assistência hospitalar e tratamentos médicos.

Clima

A melhor época do ano para visitar a Finlândia é no fim da Primavera e no Verão (Maio a Setembro) quando as temperaturas são mais amenas. Nos meses de Junho e Julho, os dias são intermináveis na terra do sol da meia-noite. A partir de Setembro e até Março, as noites mais escuras permitem observar o fenómeno das auroras boreais.

Saber mais
Clima da Finlândia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Finlândia