A Jordânia é um país do Médio Oriente na margem do rio Jordão, estrategicamente localizado entre a Europa, a Ásia e África.
O território da Jordânia é habitado desde o período Paleolítico, tendo conhecido vários povos e governantes ao longo dos séculos, incluindo o Reino Nabateu, o Império Romano e o Império Otomano, dos quais ainda hoje existem vestígios.
Durante a Primeira Guerra Mundial, após a Revolta Árabe contra os Otomanos em 1916, foi estabelecido o emirato da Jordânia, um protectorado do Reino Unido, e só em 1946 é que a Jordânia se tornou um estado independente.
Politicamente, o país é hoje uma monarquia constitucional, mas onde o rei possui amplos poderes executivos e legislativos. A Jordânia é um país maioritariamente muçulmano, onde o sunismo é praticado por cerca de 92% dos habitantes. A liberdade religiosa é protegida.
A Jordânia é considerada um dos países mais seguros do Médio Oriente, uma região em constante conflito. É um país hospitaleiro que acolhe refugiados de praticamente todos os conflitos da região desde 1948. Ainda assim, continua a ser um importante destino turístico.
Geografia
Maior cidade: Amã
Área: 89 341 km²
População: 9 833 636 (Estimativa de 2017)
Língua
A língua oficial é o árabe. O inglês é amplamente falado, em especial nas cidades.
Fuso Horário
UTC+2 (UTC+3 no Verão)
Moeda
A moeda oficial é o dinar jordano (JOD). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes e grandes lojas. O dinheiro é o meio de pagamento preferencial nas pequenas lojas e nos souks. A rede ATM tem uma boa cobertura nas principais cidades.
Corrente Elétrica | Tomadas
Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz
Na Jordânia, são usados seis tipos diferentes de tomadas (B, C, D, F, J e G), sendo predominante o sistema de tomadas de tipo G.
![]()
|
Telecomunicações
O serviço de roaming está disponível na Jordânia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário. O acesso à Internet existe na maioria dos cafés e hotéis.
Visto e Documentação
Para visitar a Jordânia em turismo, tanto os cidadãos portugueses como os brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de seis meses e visto, que pode ser obtido à chegada no aeroporto de Amã.
É ainda necessário o preenchimento de um formulário de entrada e o pagamento de 40 dinares (aproximadamente 50 euros), que corresponde a uma entrada única e estadia com a duração máxima de um mês. É possível trocar ou levantar dinheiro antes do guichet da imigração.
Vacinas | Saúde
Não é necessário tomar nenhuma vacina. É aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e assistência hospitalar. Não deve ingerir água da torneira e deve evitar os alimentos crus, excepto em restaurantes de qualidade.
Clima
A melhor época do ano para visitar a Jordânia é na Primavera (Março a Maio) e no Outono (Setembro a Novembro). Estas duas estações caracterizam-se por temperaturas agradáveis.