Visitar a Jordânia – Informações Úteis de Viagem

0

A Jordânia é um país do Médio Oriente na margem do rio Jordão. Estrategicamente localizado entre a Europa, a Ásia e África, o território faz fronteira com a Arábia Saudita a leste e sul, com o Iraque a nordeste, com a Síria a norte, com Israel, a Palestina e o mar Morto a oeste, e com o mar Vermelho no extremo sul.

O território da Jordânia é habitado desde o período Paleolítico, tendo conhecido vários povos e governantes ao longo dos séculos, incluindo o Reino Nabateu, o Império Romano e o Império Otomano, dos quais ainda hoje existem vestígios. Durante a Primeira Guerra Mundial, após a Revolta Árabe contra os Otomanos em 1916, foi estabelecido o emirato da Jordânia, um protectorado do Reino Unido, e só em 1946 é que a Jordânia se tornou um estado independente.

Politicamente, o país é hoje uma monarquia constitucional, mas onde o rei possui amplos poderes executivos e legislativos. A Jordânia é um país maioritariamente muçulmano, onde o sunismo é praticado por cerca de 92% dos habitantes. A liberdade religiosa é protegida.

A Jordânia é considerada um dos países mais seguros do Médio Oriente, uma região em constante conflito. É um país hospitaleiro que acolhe refugiados de praticamente todos os conflitos da região desde 1948. Ainda assim, continua a ser um importante destino turístico.

Mapa da Jordânia

Geografia

Maior cidade: Amã
Área: 89 341 km²
População: 9 833 636 (Estimativa de 2017)

Língua

A língua oficial é o árabe. O inglês é amplamente falado, em especial nas cidades.

Fuso Horário

UTC +2 (UTC +3 no Verão)

Moeda

A moeda oficial é o dinar jordano (JOD). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes e grandes lojas. O dinheiro é o meio de pagamento preferencial nas pequenas lojas e nos souks. A rede ATM tem uma boa cobertura nas principais cidades.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Na Jordânia, são usados seis tipos diferentes de tomadas (B, C, D, F, J e G), sendo predominante o sistema de tomadas de tipo G.

Tipo G

Tipo G

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Jordânia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário. O acesso à Internet existe na maioria dos cafés e hotéis.

Visto e Documentação

Para visitar a Jordânia em turismo, tanto os cidadãos portugueses como os brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de seis meses e visto, que pode ser obtido à chegada no aeroporto de Amã. É ainda necessário o preenchimento de um formulário de entrada e o pagamento à entrada ou à saída de uma taxa em dinares (no valor aproximado de 60 euros). É possível trocar ou levantar dinheiro antes do guichet da imigração.

Vacinas | Saúde

Não é necessário tomar nenhuma vacina. É aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e assistência hospitalar. Não deve ingerir água da torneira e deve evitar os alimentos crus, excepto em restaurantes de qualidade.

Clima

A melhor época do ano para visitar a Jordânia é na Primavera (Março a Maio) e no Outono (Setembro a Novembro). Estas duas estações caracterizam-se por temperaturas agradáveis.

Saber mais
Clima da Jordânia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Jordânia

Partilhar.