Visitar a Letónia – Informações Úteis de Viagem

0

A Letónia, localizada no nordeste da Europa, faz parte dos chamados estados bálticos, juntamente com a Estónia e a Lituânia. O país faz fronteira com a Estónia a norte, com a Lituânia a sul, com a Rússia a leste, e com a Bielorrússia a sudeste. Banhada pelo mar Báltico a oeste, o país faz fronteira marítima com a Suécia.

A Letónia possui uma linha de costa com mais de 500 km de extensão, caracterizada por mar revolto ao longo da costa Kurzeme até ao cabo Kolka, onde o mar Báltico se encontra com as águas calmas do golfo de Riga. Metade do território da Letónia é coberto de floresta.

A República da Letónia foi fundada em 1918. A independência do país foi interrompida com a Segunda Guerra Mundial quando a Letónia foi incorporada na União Soviética em 1940, invadida e ocupada pelos Nazis em 1941, e reocupada pelos soviéticos em 1944 para fazer parte da União Soviética até 1990. Por essa razão, os russos são 25% da população da Letónia. O país integrou a União Europeia em 2004, e adoptou o euro em 2014.

Letónia

Mapa da Letónia

Geografia

Capital: Riga
Área: 64 589 km²
População: 1 957 200 (Estimativa de 2016)

Língua

A língua oficial é o letão, sendo, com o lituano, as duas únicas línguas bálticas vivas.

Fuso Horário

UTC +2 (UTC +3 no Verão)

Moeda

A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo E

Tipo C

Tipo F

Tipo F

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Letónia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país. Os cidadãos brasileiros necessitam apenas de passaporte para permanências inferiores a 90 dias em turismo.

Vacinas | Saúde

O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Letónia. Para os cidadãos brasileiros, é aconselhável adquirir um seguro de saúde prévio que cubra assistência hospitalar e tratamentos médicos.

Clima

A Letónia tem um clima temperado com quatro estações bem definidas. A melhor época para visitar a Letónia é no final da Primavera e no Verão, entre os meses de Maio e Setembro. Neste período, os dias longos convidam a actividades ao ar livre. O Inverno é rigoroso, com muita neve e frio. A Primavera e o Outono são as melhores estações para apreciar os parques e a natureza, com destaque para a observação de aves.

Saber mais
Clima da Letónia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Letónia

Partilhar.