Visitar a Lituânia – Informações Úteis de Viagem

0

Localizada na Europa setentrional, a Lituânia é um dos três países bálticos, juntamente com a Estónia e a Letónia, com a qual faz fronteira a norte. A Lituânia está limitada a leste e a sul pela Bielorrússia, e a sul pela Polónia e pelo enclave russo de Kaliningrado. O território é banhado pelo mar Báltico a oeste.

Enquanto estado independente, a Lituânia existe desde 1918, tendo sido anexada à União Soviética em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial. A segunda independência foi conquistada em 1990, seguindo-se à queda do muro de Berlim. Poucos anos mais tarde, em 2003, o país tornou-se membro pleno da União Europeia, destacando-se por ser uma das economias europeias com crescimento mais rápido.

Lituânia

Mapa da Lituânia

Geografia

Capital: Vilnius
Área: 65 300 km²
População: 2 849 317 (Estimativa de 2017)

Língua

A língua oficial é o lituano, sendo, com o letão, as duas únicas línguas bálticas vivas.

Fuso Horário

UTC +2 (UTC +3 no Verão)

Moeda

A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo E

Tipo C

Tipo F

Tipo F

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Lituânia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país. Os cidadãos brasileiros necessitam apenas de passaporte para permanências inferiores a 90 dias em turismo.

Vacinas | Saúde

O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Lituânia. Para os cidadãos brasileiros, é aconselhável adquirir um seguro de saúde prévio que cubra assistência hospitalar e tratamentos médicos.

Clima

A Lituânia têm um clima que oscila entre o continental e o marítimo na costa do mar Báltico.
A melhor época para visitar a Lituânia é no final da Primavera e no Verão, que são os meses mais quentes, embora possam ocorrer aguaceiros neste período. Se o factor mais importante for a beleza da paisagem, então as estações da Primavera e do Outono são as mais fascinantes, dadas as cores que cobrem todo o território.

Saber mais
Clima da Lituânia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Lituânia

Partilhar.