Visitar a Malásia – Informações Úteis de Viagem

0

A Malásia é um país do Sudeste Asiático, separado pelo mar da China Meridional em dois territórios distintos: a península malaia e ilhas adjacentes, e uma secção do norte da ilha de Bornéu, conhecida como Malásia insular. O país faz fronteira terrestre a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca. A Malásia faz ainda fronteira marítima com Singapura, Vietname e Indonésia.

A Malásia tem as suas origens nos reinos malaios presentes na região, tendo sido colonizada pelos britânicos no século XVIII. A independência do país surgiu em 1957. Cerca de metade da população é de origem malaia, com grandes comunidades de descendentes de outras origens étnicas, nomeadamente chineses malaios, indianos malaios e povos indígenas. A religião oficial da Malásia é o islão, sendo que a constituição do país concede liberdade de religião a todos os não muçulmanos. O país apresenta um dos melhores desempenhos económicos da Ásia, com o turismo a ganhar cada vez mais importância.

Malásia

Mapa da Malásia

Geografia

Capital: Kuala Lumpur
Área: 329 847 km²
População: 31 361 000 (Estimativa de 2017)

Língua

As línguas oficiais são o malaio e o inglês.

Fuso Horário

UTC+8

Moeda

A moeda oficial é Ringgit (MYR) . Os cartões de débito e de crédito são amplamente aceites e utilizados na generalidade dos hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais nas cidades e nos locais turísticos. Nestes locais, a rede ATM tem boa cobertura.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 240 V | Frequência: 50 Hz

Tipo G

Tipo G

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Malásia. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário. A generalidade dos hotéis, restaurantes e alguns espaços públicos possuem acesso wi-fi gratuito.

Visto e Documentação

Não é exigido um visto para estadias inferiores a 30 dias, tanto para cidadãos portugueses como brasileiros, sendo apenas necessário um passaporte com validade mínima de 6 meses.

Vacinas | Saúde

Não sendo obrigatória, é recomendável a vacinação contra as hepatites A e B. Na Consulta do Viajante poderá obter mais informações. Deve contratar um seguro que cubra assistência hospitalar e cuidados médicos.

É aconselhável levar um repelente que contenha DEET e tomar precauções contra doenças provocadas pela picada de mosquitos, como a febre de dengue.

Deve beber apenas água engarrafada e evitar fruta previamente descascada, bem como alimentos crus ou mal cozinhados.

Clima

A Malásia tem um clima tipicamente equatorial: húmido e quente ao longo de todo o ano. O país pode ser visitado em qualquer época, já que a precipitação é uma constante, e dificilmente pode ser evitada. No entanto, as duas monções que afectam o país ocorrem em períodos alternados em cada uma das costas do território malaio.

A monção que afecta a costa ocidental, Kuala Lumpur, Malaca e Cameron Highlands, é moderada e ocorre entre Maio-Outubro. Em contraste, na costa oriental, a monção faz-se sentir com maior intensidade, devendo ser evitados os meses de Novembro a Fevereiro.

Saber mais
Clima da Malásia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Malásia

Partilhar.