Visitar o Paraguai – Informações Úteis de Viagem

Localizado no centro da América do Sul, o Paraguai faz fronteira com a Bolívia a norte e a oeste, com o Brasil a nordeste e leste, e com a Argentina a sul e oeste.

Os espanhóis chegaram ao Paraguai no século XVI, mas os indígenas guarani já habitavam o leste do território há pelo menos um milénio. A independência de Espanha deu-se em 1811, mas o desenvolvimento do país foi interrompido pela Guerra do Paraguai (1864-70) que levou à perda de 60 a 70% da população.

Em termos geográficos, a região do Chaco abrange cerca de 60% do território paraguaio, o que equivale a uma área maior do que o Uruguai. Trata-se de uma vasta planície semi-árida, inóspida, conhecida pelos belíssimos pôr-do-sol mas habitada por menos de 2% da população paraguaia.

Geografia

Capital: Assunção
Área: 406 752 km²
População: 6 725 308 (Estimativa de 2016)

Língua

As línguas oficiais são o espanhol e o guarani.

Fuso Horário

UTC -4 | UTC -3 (Verão)

Moeda

A moeda oficial é o guarani paraguaio (PYG). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura nos grandes centros urbanos. Se necessitar de trocar dinheiro, deve fazê-lo nos locais oficiais, já que as notas falsas são comuns no Paraguai.

Segurança

O Paraguai é um país relativamente seguro, onde o pequeno roubo nos transportes públicos é o crime mais comum. Sendo escassos os turistas no Paraguai, raramente são estes os alvos. Evite andar no centro da cidade de Asunción e de Ciudad del Este sozinho depois do anoitecer.

Corrente Eléctrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo C

Tipo C

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias, sendo necessário apresentar apenas o passaporte com validade mínima de seis meses. Os cidadãos brasileiros precisam unicamente do documento de identidade civil para entrar no país.

Vacinas | Saúde

Não existem vacinas obrigatórias, mas recomenda-se a marcação de uma consulta do viajante antes de uma deslocação a este país. Deve tomar as habituais precauções contra mosquitos, nomeadamente através do uso de repelente. É aconselhável contratar um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e assistência hospitalar.

Clima

A melhor época para visitar o Paraguai é entre Maio e Agosto, que corresponde ao Inverno no hemisfério sul. Esta é a estação mais seca e com temperaturas mais agradáveis.

Saber mais
Clima do Paraguai

Guia de Viagem

Links Úteis

Turismo do Paraguai