Visitar o Peru – Informações Úteis de Viagem

0

O Peru é um país da América do Sul, que faz fronteira com o Equador e a Colômbia a norte, com o Brasil e a Bolívia a leste, com o Chile a sul e com o oceano Pacífico a oeste.

O território peruano apresenta uma diversidade assinalável, com habitats que variam entre as planícies áridas na costa do Pacífico às regiões montanhosas da cordilheira dos Andes numa faixa que se estende do norte ao sudeste do país, passando pela floresta tropical a leste na bacia do rio Amazonas.

Após a independência em 1821, o Peru alternou entre sistemas oligárquicos e democráticos. O país atravessou períodos de instabilidade política mas também viveu períodos estáveis de crescimento económico. Actualmente, o Peru é uma república representativa, dividida em 25 regiões. As suas principais actividades económicas são a extracção mineira, a manufactura, a agricultura e a pesca.

Geografia

Capital: Lima
Área: 1 285 220 km²
População: 31 488 625 (Censo de 2016)

Língua

As línguas oficiais são o castelhano e as línguas nativas, quechua e o aimará.

Fuso Horário

UTC -5

Moeda

A moeda dos Peu é o Novo Sol (PEN). A rede ATM tem uma boa cobertura em praticamente todas as cidades e vilas do país, sendo possível levantar dinheiro com cartões de débito (por exemplo, Visa Eletron e Master Card).

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 60 Hz

Tipo A

Tipo A

Tipo C

Tipo C

Telecomunicações

A rede de telecomunicações (fixa, móvel e internet) está disponível em todo o território. Para efectuar chamadas em roaming, verifique se a sua operadora tem cobertura neste destino. O Peru disponibiliza serviços públicos de Internet por todo o país. A maioria dos estabelecimentos turísticos e comerciais tem Wi-Fi gratuito.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses necessitam de passaporte com uma validade mínima de 6 meses, não sendo necessário visto para estadias até 183 dias.

Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar apenas o documento de identidade nacional.

Vacinas | Saúde

Não necessita de tomar nenhuma vacina para visitar o Peru. Deve beber água engarrafada e evitar o consumo de alimentos adquiridos em vendedores ambulantes.

Para visitar as cidades do Peru acima dos 4.800 metros de altitude, a ascensão deve ser gradual para minimizar o enjoo de altitude. Aconselha-se descanso no dia de chegada, ingerir comidas leves, beber muitos líquidos e tomar mate de coca (chá de coca).

Deve ainda contratar um seguro que cubra assistência hospitalar e cuidados médicos.

Clima

O Peru apresenta duas estações distintas: a estação seca que corresponde ao Inverno (Abril a Outubro), e a chuvosa que corresponde ao Verão (Novembro a Março).

A melhor época para visitar as principais atrações do Peru na cordilheira dos Andes é a estação seca, que corresponde ao Inverno (Abril a Outubro), sendo Julho a Setembro os melhores meses da estação. Esta é também a melhor época para visitar a Amazónia peruana.

Já Lima, a capital do Peru, pode ser visitada em qualquer época do ano, embora o Verão (sobretudo entre Novembro a Fevereiro) seja considerado a melhor época, quando não há garua, como é conhecida localmente a neblina matinal típica da região.

Saber mais
Clima do Peru

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo do Peru

Partilhar.