Visitar a Rússia – Informações Úteis de Viagem

A Rússia é o maior país do mundo em área, ocupando quase metade da Europa e um terço da Ásia. Faz fronteira com vários países. De noroeste para sudeste, o país está limitado pela Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia (os dois últimos através do enclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.

A influência da Rússia no mundo remonta ao tempos do Império Russo, entre 1721 e 1917, ano em que se tornou o maior e mais importante membro da antiga União Soviética. Com o papel que desempenhou na Segunda Guerra Mundial, a Rússia adquiriu o reconhecimento como superpotência. A Federação Russa foi criada na sequência da dissolução da União Soviética, em 1991.

Mapa da Russia

Geografia

Capital: Moscovo
Área: 17 075 200 km²
População: 144 554 993 (Estimativa de 2017)

Língua

A língua oficial é o russo.

Fuso Horário

UTC +2 a +12

Moeda

A moeda oficial é o rublo (RUB ). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais de grandes cidades, como Moscovo e São Petersburgo. A rede ATM tem uma cobertura razoável neste vasto território.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo C

Tipo C

Tipo F

Tipo F

Telecomunicações

O serviço de roaming está disponível na Rússia, mas em zonas mais remotas pode ser difícil a captação de sinal. Consulte a sua operadora para obter mais informações sobre as condições de acesso ao serviço e tarifário.

Visto e Documentação

Os cidadãos portugueses e brasileiros necessitam de visto para entrar em território russo. Para além do passaporte, são necessários vários documentos – saiba como requerer o visto para visitar a Rússia.

Vacinas | Saúde

É aconselhável adquirir um seguro de saúde prévio que cubra assistência hospitalar e tratamentos médicos. A água canalizada na Rússia não é potável.

Clima

A Rússia é atravessada por diversos climas, mas na maioria das regiões o clima é continental, caracterizando-se por Invernos muito frios e prolongados no tempo, e Verões relativamente curtos e quentes. Como tal, a melhor época do ano para visitar a Rússia é no fim da Primavera e no Verão (Maio a Setembro).

Saber mais
Clima da Rússia

Guias de Viagem

Links Úteis

Turismo da Rússia