Visitar São Tomé e Príncipe – Informações Úteis de Viagem

O arquipélago de São Tomé Príncipe é constituído por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e vários ilhéus, estando localizado a cerca de 300 quilómetros do Gabão e da Guiné Equatorial na costa africana.

As ilhas de São Tomé e Príncipe eram desabitadas até à sua descoberta pelos navegadores portugueses, em 1470, tendo sido gradualmente colonizadas ao longo do século XVI. A proximidade do Equador e os solos fertéis de origem vulcânica fizeram de São Tomé e Príncipe o local ideal para o cultivo da cana-do-açúcar, e mais tarde, no século XIX, do cacau e café. A independência pacífica do arquipélago ocorreu em 1975.

Geografia

Capital: São Tomé
População: 201 025 habitantes (Estimativa de 2017)
Área: 1 001 km²

Língua

A língua oficial é o português, falado pela maioria da população. O forro, o principense e o angolar são línguas crioulas também reconhecidas.

Fuso Horário

UTC+0

Moeda

A moeda local é a Dobra. Os cartões de crédito apenas são aceites em alguns hotéis e pelo Banco Internacional de São Tomé e Príncipe.

Corrente Elétrica | Tomadas

Tensão Elétrica: 220 V | Frequência: 50 Hz

Tipo C

Tipo C

Tipo F

Tipo F

Telecomunicações

Existem duas redes de operadores de telecomunicações (CST e Unitel). É possível a utilização de telemóveis de operadoras portuguesas através do sistema de roaming.

Vistos e Documentação

Os cidadãos portugueses, assim como os cidadãos nacionais de outros estados-membros da União Europeia (espaço Schengen) e dos Estados Unidos, estão isentos de visto para permanências inferiores a 15 dias. É necessário passaporte com uma validade mínima de 6 meses.

Caso pretenda outro tipo de visto, deve solicitá-lo com uma antecedência mínima de 7 dias na Embaixada ou Consulado de São Tomé e Príncipe.

Cidadãos provenientes de outros países, que não possuam visto para qualquer dos destinos acima referidos, podem solicitar o visto para São Tomé e Príncipe através do eVisaST, com uma antecedência mínima de 7 dias úteis.

Em 15 de junho de 2016, entrou em vigor uma taxa turística no valor de 75.000 Dobras (equivalente a cerca de 3.5€ por turista e por noite) que é cobrada nos hotéis. À saída do país, no aeroporto, é ainda necessário pagar uma taxa aeroportuária no valor de 20€ por pessoa.

Vacinas | Saúde

Não existem vacinas obrigatórias para os viajantes provenientes de países onde não existe febre-amarela. No entanto, é aconselhável dirigir-se à consulta do viajante de modo a obter mais informação acerca da profilaxia da malária e a hepatite B.

Utilize apenas água engarrafada, evite o consumo de alimentos crus, e leve protetor solar.

Segurança

A taxa de criminalidade em São Tomé e Príncipe é baixa, sendo o pequeno roubo o crime mais comum.

Clima

O clima de São Tomé é tropical húmido ou equatorial, com temperaturas médias entre 22ºC e 30ºC e níveis de humidade relativa muito elevados ao longo de todo o ano (acima de 90%). A estação das chuvas ocorre de fevereiro a maio e de outubro a dezembro, enquanto que a estação seca ocorre entre junho e setembro.

Guia de Viagem – São Tomé