Visitar Tóquio é embarcar numa viagem avassaladora que desperta todos os sentidos. Esta grande metrópole, onde vivem cerca de 35 milhões de habitantes, é a maior cidade do Japão e o principal centro económico e financeiro do país.
Tóquio é uma cidade singular, que surpreende pela escala e pelas rotinas próprias de uma grande metrópole. De início, pode ser difícil seguir o ritmo, mas à medida que nos envolvemos no dia-a-dia da capital japonesa tudo parece fazer sentido.
À noite, a capital japonesa transforma-se numa cidade ainda mais vibrante. Os néones invadem as principais artérias da capital nipónica, com luzes alucinantes que cativam tanto os locais como os forasteiros.
Para planear a sua viagem, sugerimos uma lista de 10 atrações em Tóquio. Faça as malas e prepare-se para viver momentos únicos numa das cidades mais fascinantes do continente asiático.
1. Tokyo Sky Tree

Vista do Tokyo Skytree
A torre Skytree, com 634 metros de altura, é a segunda estrutura mais alta a nível mundial, sendo apenas ultrapassada pelo arranha-céus Burj Khalifa no Dubai (828 metros). Existem duas plataformas de observação (350 e 450 metros) com vistas impressionantes sobre a cidade. Quando existe boa visibilidade, é possível avistar até 100 quilómetros de distância, incluindo o Monte Fuji.
Evite fazer a visita aos fins-de-semana ou em períodos festivos (final de abril / início de maio), pois as filas podem ser enormes e os tempos de espera muito prolongados.
Horário: das 8h às 22h (última entrada às 21h)
Preço: 2060 ienes para a primeira plataforma e um adicional de 1030 ienes para a segunda plataforma. Para os turistas, existe um bilhete designado por Fast Skytree Combo Ticket que custa 4000 ienes e que permite evitar as filas e os tempos de espera para subir às duas plataformas.
2. Asakusa e Templo Senso-ji

Templo Senso-ji
O Senso-ji, situado no bairro de Asakusa, é o templo budista mais antigo de Tóquio. Também conhecido como Asakusa Kannon, este templo foi fundado no ano de 645 e é um dos lugares mais emblemáticos e visitados da capital japonesa.
Na área do templo destaca-se ainda a Kaminarimon (Porta do Trovão), que dá acesso à rua Nakamise Dori, uma artéria comercial com mais de uma centena de lojas que vendem souvenirs e alguns produtos típicos japoneses.
3. Ginza

Avenida no bairro de Ginza
Ginza é um dos bairros mais movimentados e animados da capital japonesa, uma espécie de “Times Square de Tóquio”. Aqui, vai encontrar uma grande variedade de lojas e ofertas de lazer – um autêntico paraíso para quem gosta de compras com diversos centros comerciais (Takashimaya, Hankyu e Seibu) que merecem ser visitados. Aos fins-de-semana, as ruas são vedadas ao trânsito automóvel, e o bairro transforma-se numa das maiores zonas pedonais do mundo.
4. Shinjuku

Shinjuku à noite
O bairro de Shinjuku é outro dos paraísos para quem gosta de compras e entretenimento. Esta zona da cidade, também conhecida como a “Pequena Manhattan”, é uma área muito movimentada a qualquer hora do dia.
Neste bairro não deixe de visitar o edifício do Governo Metropolitano de Tóquio e apreciar as vistas sobre a cidade a partir da plataforma panorâmica (entrada gratuita), a zona de Kabukicho, com diversos bares, restaurantes e estabelecimentos de diversão nocturna, o Teatro Koma, o santuário de Kumano Jinja, e o Shinjuku Gyoen, um dos maiores espaços verdes da cidade.
5. Shibuya

Shibuya
É em Shibuya que vai encontrar a passadeira mais movimentada do mundo. Vale a pena circular nesta área e observar o movimento incessante de pessoas e automóveis, tanto de dia como de noite. Um dos locais privilegiados para assistir a este “espectáculo” é subir até ao primeiro andar do Starbucks, que oferece uma vista privilegiada para os cruzamentos.
6. Harajuku

Rua movimentada em Harajuku
O bairro de Harajuku é conhecido pelas lojas de roupa e pelas famosas reuniões de jovens que celebram o cosplay, derivado do inglês costume play em que estes se mascaram de personagens Manga (banda desenhada japonesa). Nesta zona da cidade, visite ainda o centro comercial Omotesando Hills, a avenida Omotesando, o parque Yoyogi Koen, e a rua Takeshita Dori conhecida pelos cafés e lojas pitorescas.
7. Ueno

Parque Ueno
É no bairro de Ueno que está localizado o maior centro cultural da cidade. Trata-se de um complexo que alberga o Museu Nacional de Tóquio (Tokyo Kokuritsu Hakubutsukan), com uma ampla colecção de arte japonesa, o Museu Nacional de Arte Ocidental, o Museu de Ciências Naturais, o Museu Metropolitano de Arte de Tóquio, o santuário de Tosho-gu e o templo budista de Kiyomizu Kannon-do.
8. Palácio Imperial

Ponte Seimon Ishibashi com o Palácio Imperial ao fundo
O Palácio Imperial, localizado no bairro de Chiyoda, é a residência oficial do Imperador do Japão. O Palácio tem acesso restrito, mas os Jardins Orientais estão abertos ao público. O interior do complexo pode ser visitado apenas duas vezes por ano: no aniversário do Imperador Akihito (23 de dezembro) e no Ano Novo (2 de janeiro). Não deixe ainda de apreciar a arquitectura da Ponte Seimon Ishibashi, construída em pedra, e que dá acesso ao Palácio.
9. Mercado Tsukiji

Mercado Tsukiji
O Mercado Tsukiji, situado entre o rio Sumida e o bairro de Ginza, é um dos locais mais marcantes de Tóquio. Este espaço singular é constituído por mais de mil lojas que vendem peixe fresco e derivados, bem como mercearias e restaurantes especializados em sushi e pratos tradicionais japoneses. O mercado é também famoso pelos leilões de atum que se realizam de madrugada (normalmente entre as 5h e as 7h) e que actualmente estão vedados aos turistas.
10. Sushi e Ramen

Sushi, uma das iguarias da cozinha japonesa
Numa visita a Tóquio não deixe de saborear algumas especialidades da gastronomia japonesa como o sushi e o ramen. Para saber onde comer estas iguarias, sugerimos que consulte esta página da Time Out com informações actualizadas sobre os melhores restaurantes de Tóquio.