Zagreb e Lagos Plitvice – À Descoberta da Croácia

0

A cidade de Zagreb é a maior cidade da Croácia, com cerca 800.000 habitantes.

Situada nas margens do rio Sava, a capital croata tem vindo ao longo da última década a ganhar o seu espaço no contexto europeu e atualmente é um dos principais destinos turísticos do país, conjuntamente com Dubrovnik, Split e Zadar. Quem vai a Zagreb, não pode perder os Lagos Plitvice, um cenário de bosques e lagos de cortar a respiração.

O Que Ver

Genericamente a cidade de Zagreb encontra-se dividida em duas áreas distintas: o centro histórico (Gornji grad), dominado por praças e edifícios de traços medievais, e a parte mais recente da cidade (Donji grad) que corresponde à área comercial, cultural e religiosa da cidade.

Zagreb

Zagreb

No centro histórico, a Catedral de Zagreb, a Catedral de São Marcos, o Museu Mimara, com uma rica coleção de obras de arte que cobre um período que vai desde a pré-história até à atualidade, e o Museu Arqueológico, são apenas alguns dos lugares a não perder.

Um pouco afastado do centro, mas de fácil acesso por transportes públicos, o cemitério de Mirogoj localiza-se no sopé do monte Medvednica e está entre os dez cemitérios mais belos da Europa. O cemitério mais se assemelha a um castelo neorrenascentista, com paredes, arcadas e capelas cobertas de videiras, e 2 hectares de jardins. Na encosta do monte Medvednica, o parque com o mesmo nome é outra das atrações de Zagreb, com vários trilhos, casas de montanha, monumentos, entre os quais o forte medieval de Medvedgrad.

Embora uma grande parte das atrações se encontre na zona pedonal, podendo facilmente ser visitadas a pé, para rentabilizar a visita à cidade deve considerar a compra do “Zagreb Card” que oferece descontos nas entradas dos museus e monumentos, preço reduzidos em lojas e restaurantes e viagens ilimitadas nos transportes públicos de Zagreb. Este passe tem a validade de 72 ou 24 horas e custa 90 kuna (12 euros) e 60 kuna (8 euros), respectivamente, podendo ser adquirido nos postos de turismo e na maioria dos hotéis da cidade.

Parque Nacional Lagos Plitvice

Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Depois da estadia na capital croata, pode alugar um carro e partir à descoberta do mais antigo parque nacional do país, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, que fica a cerca de 2 horas de Zagreb. Património da Unesco desde 1979, o parque estende-se por 2.000 hectares de cascatas, bosques e lagos. Possui uma rede de trilhos marcados por 18 km de passadiços. É possível escolher vários percursos, com diferentes durações. A entrada no parque custa entre 55 kune (7 euros) e 180 kuna (24 euros), dependendo da época do ano.

Como Ir

A TAP tem voos diretos entre Lisboa e Zagreb. Consulte a nossa página de pesquisa de voos.

Onde Ficar

As principais cadeias internacionais de hotéis estão presentes na capital croata. O International, o Westin Zagreb e o Sheraton Zagreb são algumas das opções. Veja aqui as melhores ofertas.

Informações Úteis

Para visitar Zagreb, deixou de ser necessário passaporte e visto desde que a Croácia entrou na UE em 2013, bastando o bilhete de identidade ou cartão do cidadão.

Partilhar.